A saúde mental no trabalho: atores envolvidos no Brasil contemporâneo
PDF

Palavras-chave

trabalho
saúde mental
políticas públicas

Como Citar

BARBOSA BETTY, Ingrid; FRANCISCA BEZERRA GEMMA, Sandra. A saúde mental no trabalho: atores envolvidos no Brasil contemporâneo. Seminários do LEG, Limeira, SP, n. 12, 2021. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/leg/article/view/4253. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo conhecer quem são os possíveis atores que estão diretamente ligados as questões de saúde mental dos indivíduos, nos espaços de trabalhos brasileiros. Foram utilizadas duas ferramentas como metodologia. A primeira, consistiu na revisão de bibliografia sobre o tema, utilizando como base o livro Trabalho e poder de agir, de Yves Clot, estudioso da Ergonomia da Atividade. E, em seguida, foram realizados encontros reflexivos sobre a realidade do cenário laboral brasileiro no Laboratório de Ergonomia, Saúde e Trabalho (ERGOLAB), vinculado à Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA/UNICAMP) e ao Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (ICHSA) junto à linha de Pesquisa Sustentabilidade e Proteção Social. Nestes encontros, que ocorreram mensamente durante o ano de 2020, estavam presentes alunas e alunos de graduação à doutorado.

Por fim, chegamos à uma consideração final incomum: precisamos quebrar a lógica monogâmica de responsabilização de atores sobre as questões mentais no trabalho. Com isso, queremos dizer que, adoecimento mental não é responsabilidade de uma relação dual entre profissional-estado, profissional-organização ou profissional-mercado. Cada um destes, possuem o seu papel e responsabilidade nesta relação. Dessa forma, ao respondermos a pergunta de quais são os atores envolvidos nos elementos de saúde-mental, precisamos pensar também em como estes se relacionam entre si.

PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Ingrid Barbosa Betty

Downloads

Não há dados estatísticos.