Da formulação à implementação do programa Universidade para Todos (ProUni): avaliação dos 15 anos do programa
PDF

Palavras-chave

bolsas
ProUni
política pública

Como Citar

DE FRANÇA MAGALHÃES COSTA, Juan. Da formulação à implementação do programa Universidade para Todos (ProUni): avaliação dos 15 anos do programa. Seminários do LEG, Limeira, SP, n. 12, 2021. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/leg/article/view/4251. Acesso em: 20 jun. 2024.

Resumo

O acesso ao ensino superior no Brasil possuía até o começo dos anos 2000 diversas barreiras consideradas intransponíveis para a população de baixa renda. O investimento para a expansão das instituições de ensino superior públicas era insuficiente. As discussões sobre como promover o acesso e a permanência passavam, invariavelmente, pela elaboração de uma política pública que fosse feita em parceria com o setor privado. Em 2004 o Ministério da Educação formulou o Programa Universidade para Todos (ProUni), um programa onde seriam contemplados estudantes de baixa renda, negros, indígenas e professores da educação básica. Ao longo do debate no Congresso, os mantenedores das instituições de ensino superior privadas foram os atores mais participativos e promoveram diversas mudanças no desenho inicial da política pública. Apesar disso, após 15 anos de existência, o artigo mostra que o programa apresenta resultados exitosos em termos do acesso e permanência do público-alvo.

O trabalho foi elaborado tendo por objetivo geral responder a seguinte pergunta de pesquisa: “quais os resultados do ProUni ao longo de 15 anos de implementação?” Para isso, foram definidos três objetivos específicos: conceituar a formulação do ProUni no âmbito das políticas públicas; apresentar a implementação do ProUni; e mostrar os resultados da referida política pública.

A avaliação apresentada mostra que os resultados desta política pública têm sido exitosos em relação a inclusão e permanência de bolsistas de baixa renda e minorias étnicas. Ao longo dos quinze anos de dados do programa, foi possível perceber avanços notáveis quanto a inclusão de pardos e uma melhor distribuição das bolsas em regiões menos desenvolvidas do país. Assim, a pesquisa mostra que o ProUni pode ser considerado um programa com bons resultados e, portanto, eficaz acerca dos problemas que levaram ao seu desenho.

PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Juan de França Magalhães Costa

Downloads

Não há dados estatísticos.