O trabalho feminino na produção de semijoias e o fenômeno da divisão sexual do trabalho
PDF

Palavras-chave

Divisão sexual do trabalho
Semijoias
Trabalho.

Como Citar

DE LIMA, Flavia Traldi; VENDRAMIN, Márcia Silva; SILVA, Marta Mesquita; CARDILLO, Viviane Herculano; GEMMA, Sandra Francisca Bezerra. O trabalho feminino na produção de semijoias e o fenômeno da divisão sexual do trabalho. Seminários do LEG, Limeira, SP, n. 8, p. 53–59, 2019. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/leg/article/view/1487. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Um dos principais polos de produção de semijoias da América Latina se localiza em Limeira/SP. Frente às complexidades que envolvem o segmento no município, buscou-se, junto ao programa de Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas da UNICAMP, desenvolver estudos no âmbito de sua produção. Em cada uma das três pesquisas realizadas, a temática da produção de semijoias foi abordada por meio de objetos e metodologias diferentes. Diante da exposição e discussão dos resultados obtidos em um grupo de estudo (SIEL) que reúne pesquisadores de diversas áreas, observou-se que o fenômeno da divisão sexual do trabalho apresentava-se como uma problemática comum entre as diferentes pesquisas realizadas no segmento. Diante disso, buscou-se descrever e discutir como o fenômeno da divisão sexual do trabalho apareceu nas três diferentes pesquisas que abordam a situação da produção de semijoias em Limeira-SP. Como resultado, evidencia-se uma presença superior de mulheres nesse segmento, a distinção do trabalho entre homens e mulheres,questões de assédio organizacional e a presença do trabalho informal e domiciliar de mulheres e meninas.

PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2017 Flavia Traldi de Lima, Márcia Silva Vendramin, Marta Mesquita Silva, Viviane Herculano Cardillo, Sandra Francisca Bezerra Gemma

Downloads

Não há dados estatísticos.