Análise de Perfil para Gestão de Talentos e Potencial para Ocupação de Cargo Gerencial nas Equipes Administrativas
Capa do Eixo 1 sobre Administração, Gestão e Liderança
PDF

Palavras-chave

Perfil
Talentos
Competências
Desenvolvimento individual

Categorias

Como Citar

FARIA, Eduardo Bueno de; MIGUEL, Joseane Antonia dos Santos; OLIVEIRA, Lucas Rafael de. Análise de Perfil para Gestão de Talentos e Potencial para Ocupação de Cargo Gerencial nas Equipes Administrativas. Congresso dos Profissionais das Universidades Estaduais de São Paulo, Campinas, SP, n. 2, p. e023103, 2023. DOI: 10.20396/conpuesp.2.2023.5202. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/conpuesp/article/view/5202. Acesso em: 19 maio. 2024.

Resumo

Introdução: O serviço de desenvolvimento de pessoal é responsável pela utilização e implementação de métodos de gestão de pessoas, conduzindo programas de identificação, desenvolvimento e acompanhamento. A partir do projeto da década de 90, o órgão reestruturou e ofereceu edições em 2021 e 2023, utilizando ferramentas automatizadas e validadas para análise de perfil mais objetiva. Objetivo: Desenvolver e potencializar as competências dos servidores, formando um banco de talentos, com potencial para assumir funções estratégicas e/ou cargos gerenciais no órgão. Metodologia: As gerencias imediatas indicam os participantes e servidores para compor a comissão de avaliação. O processo, conduzido pela equipe de psicologia, conduz a aplicação de teste de personalidade, prova situacional, entrevista, análise de perfil comportamental e devolutiva individual, entrega de relatório de análise de perfil comportamental e proposta de Plano de Desenvolvimento Individual com pontos de controle por 12 meses. Resultados: Os participantes se sentem valorizados, reconhecidos e motivados a aprimorarem e potencializarem suas competências para uso mais desafiador e estratégico. O projeto possibilita ter perfis bem definidos para indicações mais assertivas e seguras. Conclusão: O órgão afirma seu compromisso e responsabilidade na valorização do capital humano, investindo em desenvolvimento técnico-teórico mas também em ações de capacitação que agregam valor, gerem resultados e mantem a qualidade dos processos. A utilização da gestão por competências é prevista na Lei 14.133/2021- Lei de Licitações e Contratos Administrativos.

https://doi.org/10.20396/conpuesp.2.2023.5202
PDF

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Superior. Plano de

Desenvolvimento Institucional – PDI: diretrizes para elaboração. Brasília: MEC/ SESu,

jun. 2002.

SEGENREICH, S. C. D. PDI: proposta de plano de trabalho. Rio de Janeiro, 2002a.

Documento de trabalho.

RABAGLIO, Maria Odete. Ferramenta de Avaliação de Performance com Foco em Competências:

ed. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2010. 255p.

LUCENA, Maria Diva da Salete. Planejamento de Recursos Humanos. São Paulo: Atlas, 2012. 265p.

ARTIGO Conhecendo Pessoas, Descobrindo Potenciais. Disponível em:

http://www.rhportal.com.br/artigos-rh/perfil-comportamental-conhecendo-pessoas-descobrindopotenciais/. Acesso em: 10.11.2016.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Eduardo Bueno de Faria (Autor); Joseane Antonia dos Santos Miguel; Lucas Rafael de Oliveira (Autor)

Downloads

Não há dados estatísticos.