Resumo
Este trabalho apresenta o programa de formação permanente, desenvolvido pelo Arquivo IEB-USP e às ações realizadas pelo corpo técnico de servidores, com o apoio da direção e dos docentes, junto aos alunos, alunas e alunes do Programa Unificado de Bolsas (PUB) da Universidade de São Paulo (USP), nos anos de 2021 a 2023. Tal período foi selecionado, pois para além dos trabalhos cotidianamente realizados com o apoio dos estudantes, foi necessário que, por parte da equipe de servidores envolvida, ocorresse a escuta sensível e a atenção quanto às questões de saúde mental dos alunos, alunas e alunes da graduação, principalmente em razão do isolamento causado pela pandemia de COVID. Seja no trabalho remoto, seja no presencial, o programa foi realizado e buscou tanto acolher os estudantes, especialmente fragilizados nas condições pandêmicas, como seguir com seus objetivos de proporcionar, por meio de experiências teórico-práticas, uma formação completar aos cursos de origem dos estudantes de graduação, voltando-se para tópicos transversais como Patrimônio, Cultura e Memória, que são trabalhadas a partir de casos concretos, junto ao nosso acervo. O Arquivo IEB-USP conta com equipe reduzida de cinco servidores técnico-especializados, mas comprometida tanto com a preservação do patrimônio documental e cultural sob sua guarda, como também ciente de compor a excelência da Universidade de São Paulo, e dessa forma, envolve-se em colaborar com a educação superior pública e de qualidade, tendo como atenção especial o acolhimento dos estudantes de graduação das áreas de humanidades, da USP.
Referências
DEWEY, John. A arte como experiência. Os pensadores. Rio de Janeiro: Abril Cultural, 1974.
FREIRE, Paulo. A educação na cidade. São Paulo: Cortez, 2001.
SENNETT, Richard. Ao artífice. Rio de Janeiro: Record, 2009.
Sánchez Vásquez, Adolfo. Filosofía de la práxis. México: Fondo de Cultura Económica, 1980.
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2023 Dina Elisabete Uliana, Elisabete Marin Ribas, Valéria Aparecida Valente (Autor)