Arquivo IEB-USP
Capa do Eixo 3, sobre Diversidade, Inclusão e Pertencimento
PDF

Palavras-chave

Arquivo
Difusão de acervos
Biblioteca
História do Brasil
Memória
Interdisciplinaridade
Alunos

Categorias

Como Citar

ULIANA, Dina Elisabete; RIBAS, Elisabete Marin; VALENTE, Valéria Aparecida. Arquivo IEB-USP: um laboratório das humanidades, de trocas de conhecimento interdisciplinar e um espaço de formação permanente. Congresso dos Profissionais das Universidades Estaduais de São Paulo, Campinas, SP, n. 2, p. e023008, 2023. DOI: 10.20396/conpuesp.2.2023.5192. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/conpuesp/article/view/5192. Acesso em: 26 maio. 2024.

Resumo

Este trabalho apresenta o programa de formação permanente, desenvolvido pelo Arquivo IEB-USP e às ações realizadas pelo corpo técnico de servidores, com o apoio da direção e dos docentes, junto aos alunos, alunas e alunes do Programa Unificado de Bolsas (PUB) da Universidade de São Paulo (USP), nos anos de 2021 a 2023. Tal período foi selecionado, pois para além dos trabalhos cotidianamente realizados com o apoio dos estudantes, foi necessário que, por parte da equipe de servidores envolvida, ocorresse a escuta sensível e a atenção quanto às questões de saúde mental dos alunos, alunas e alunes da graduação, principalmente em razão do isolamento causado pela pandemia de COVID. Seja no trabalho remoto, seja no presencial, o programa foi realizado e buscou tanto acolher os estudantes, especialmente fragilizados nas condições pandêmicas, como seguir com seus objetivos de proporcionar, por meio de experiências teórico-práticas, uma formação completar aos cursos de origem dos estudantes de graduação, voltando-se para tópicos transversais como Patrimônio, Cultura e Memória, que são trabalhadas a partir de casos concretos, junto ao nosso acervo. O Arquivo IEB-USP conta com equipe reduzida de cinco servidores técnico-especializados, mas comprometida tanto com a preservação do patrimônio documental e cultural sob sua guarda, como também ciente de compor a excelência da Universidade de São Paulo, e dessa forma, envolve-se em colaborar com a educação superior pública e de qualidade, tendo como atenção especial o acolhimento dos estudantes de graduação das áreas de humanidades, da USP.

https://doi.org/10.20396/conpuesp.2.2023.5192
PDF

Referências

DEWEY, John. A arte como experiência. Os pensadores. Rio de Janeiro: Abril Cultural, 1974.

FREIRE, Paulo. A educação na cidade. São Paulo: Cortez, 2001.

SENNETT, Richard. Ao artífice. Rio de Janeiro: Record, 2009.

Sánchez Vásquez, Adolfo. Filosofía de la práxis. México: Fondo de Cultura Económica, 1980.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Dina Elisabete Uliana, Elisabete Marin Ribas, Valéria Aparecida Valente (Autor)

Downloads

Não há dados estatísticos.