Resumo
Introdução: O financiamento das pesquisas, seja através de órgãos governamentais federal ou estadual e fundações é extremamente importante para o desenvolvimento da ciência no país. No entanto, a burocracia envolvida no processo de submissão e realização dos projetos toma tempo relevante dos pesquisadores e pode desencorajá-los a formalizar propostas. É neste cenário que institutos e universidades brasileiras, assim como universidades internacionais de renome, também incorporam ações que visam suprir essa demanda. Objetivo: Neste trabalho discutiu-se o papel da estrutura administrativa designada para auxiliar os pesquisadores do Instituto de Biociências, Letras e Ciência Exatas, uma das unidades da Universidade Estadual Paulista – Unesp junto a agências de fomento à pesquisa. Metodologia: Após análise de dados e informações obtidas junto a pesquisadores, evidenciou-se que a existência de uma estrutura de apoio institucional à pesquisa é muito relevante para que pesquisas sejam realizadas, permitindo que o pesquisador não tenha preocupação com a burocracia, mas sim, possa dedicar-se à ciência e buscar outros financiamentos externos que incrementem os laboratórios e auxiliem no desenvolvimento da pesquisa no país. Resultados/Conclusão: Constatou-se ainda que, grande parte dos pesquisadores afirmaram que há possibilidade de incremento do apoio dessa estrutura ao passo que a própria Instituição compreenda a necessidade de ampliar a abrangência do apoio, aumentando o número de pessoas envolvidas e principalmente que estes estejam exclusivamente dedicadas ao suporte do pesquisador nos assuntos referentes a administração dos projetos.
Referências
ESCOLA DE ARTES, CIÊNCIAS E HUMANIDADES DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Apresentação EAIP. Disponível em: https://www5.each.usp.br/apresentacao-eaip/. Acesso em: 07 out 2023.
MARQUES, Fabrício. Mais tempo para a pesquisa, edição 184, 2011. Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/mais-tempo-para-a-pesquisa/. Acesso em: 07 out 2023.
MARQUES, Fabrício. Suporte sofisticado, edição 225, 2014. Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/wp-content/uploads/2014/11/032-035_Escritorio_225.pdf. Acesso em: 07 out 2023.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2023 Eliane Cristina Gonçalves do Nascimento, Andre Luis Domingues, Tayane Aidar Abib (Autor)