A importância de estruturas institucionais de apoio aos pesquisadores para o incremento do número de projetos e captação de recursos
Capa do Eixo 2, sobre Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação
PDF

Palavras-chave

Pesquisa
Captação de Recurso
Universidade
Suporte Administrativo

Categorias

Como Citar

NASCIMENTO, Eliane Cristina Gonçalves do; DOMINGUES, Andre Luis; ABIB, Tayane Aidar. A importância de estruturas institucionais de apoio aos pesquisadores para o incremento do número de projetos e captação de recursos. Congresso dos Profissionais das Universidades Estaduais de São Paulo, Campinas, SP, n. 2, p. e023010, 2023. DOI: 10.20396/conpuesp.2.2023.5190. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/conpuesp/article/view/5190. Acesso em: 19 maio. 2024.

Resumo

Introdução: O financiamento das pesquisas, seja através de órgãos governamentais federal ou estadual e fundações é extremamente importante para o desenvolvimento da ciência no país. No entanto, a burocracia envolvida no processo de submissão e realização dos projetos toma tempo relevante dos pesquisadores e pode desencorajá-los a formalizar propostas. É neste cenário que institutos e universidades brasileiras, assim como universidades internacionais de renome, também incorporam ações que visam suprir essa demanda. Objetivo: Neste trabalho discutiu-se o papel da estrutura administrativa designada para auxiliar os pesquisadores do Instituto de Biociências, Letras e Ciência Exatas, uma das unidades da Universidade Estadual Paulista – Unesp junto a agências de fomento à pesquisa. Metodologia:  Após análise de dados e informações obtidas junto a pesquisadores, evidenciou-se que a existência de uma estrutura de apoio institucional à pesquisa é muito relevante para que pesquisas sejam realizadas, permitindo que o pesquisador não tenha preocupação com a burocracia, mas sim, possa dedicar-se à ciência e buscar outros financiamentos externos que incrementem os laboratórios e auxiliem no desenvolvimento da pesquisa no país. Resultados/Conclusão: Constatou-se ainda que, grande parte dos pesquisadores afirmaram que há possibilidade de incremento do apoio dessa estrutura ao passo que a própria Instituição compreenda a necessidade de ampliar a abrangência do apoio, aumentando o número de pessoas envolvidas e principalmente que estes estejam exclusivamente dedicadas ao suporte do pesquisador nos assuntos referentes a administração dos projetos.

https://doi.org/10.20396/conpuesp.2.2023.5190
PDF

Referências

ESCOLA DE ARTES, CIÊNCIAS E HUMANIDADES DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Apresentação EAIP. Disponível em: https://www5.each.usp.br/apresentacao-eaip/. Acesso em: 07 out 2023.

MARQUES, Fabrício. Mais tempo para a pesquisa, edição 184, 2011. Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/mais-tempo-para-a-pesquisa/. Acesso em: 07 out 2023.

MARQUES, Fabrício. Suporte sofisticado, edição 225, 2014. Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/wp-content/uploads/2014/11/032-035_Escritorio_225.pdf. Acesso em: 07 out 2023.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Eliane Cristina Gonçalves do Nascimento, Andre Luis Domingues, Tayane Aidar Abib (Autor)

Downloads

Não há dados estatísticos.