Implantação e gerenciamento de sistema de aquisição de documentos avulsos com custo subsidiado
Capa do Eixo 1, sobre Administração, Gestão e Liderança
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Palavras-chave

Aquisição de Fontes de Informação
Comutação Internacional
Sistema de Bibliotecas da Unicamp
Documentos Avulsos
Gestão pública

Categorias

Como Citar

TEIXEIRA, Mariana Pedroso; SUZIGAN, Ana Paula Postali; PONTEL, Lurdes Alves; SCOCIA JUNIOR, Ludgero. Implantação e gerenciamento de sistema de aquisição de documentos avulsos com custo subsidiado: relato de experiência do Sistema de Bibliotecas da Unicamp. Congresso dos Profissionais das Universidades Estaduais de São Paulo, Campinas, SP, n. 2, p. e023028, 2023. DOI: 10.20396/conpuesp.2.2023.5178. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/conpuesp/article/view/5178. Acesso em: 30 maio. 2024.

Resumo

Introdução: As bibliotecas universitárias precisam criar estratégias para garantir o acesso aos recursos informacionais. A gestão de recursos financeiros desempenha um papel fundamental, pois permite que a biblioteca maximize o valor de seus investimentos e mantenha um equilíbrio entre a disponibilidade de recursos e a capacidade financeira da instituição. Objetivo: Apresenta a experiência do Sistema de Bibliotecas da Unicamp – SBU na implantação e gestão do formulário eletrônico e do sistema de aquisição de documentos avulsos, o FSAC. Metodologia: A criação do serviço se deu em virtude da interrupção de assinatura de fontes de informação que não eram utilizadas pela comunidade acadêmica em sua totalidade, identificadas após estudo quantitativo e qualitativo das fontes de informação assinadas pela universidade, por meio do número de acessos. Resultados: A implantação do sistema ganhou visibilidade e utilização entre os pesquisadores da Unicamp. Verificou-se que as solicitações estão subindo 50% ao ano; o estabelecimento do convênio junto às instituições internacionais demonstrou ser bastante promissor e está possibilitando ao SBU e Unicamp a economia de cerca de US$350.000 ao ano. A plataforma de solicitação é bastante eficaz e possui uma interface de fácil gerenciamento e acesso. Conclusão: A plataforma de solicitação é bastante eficaz e possui uma interface de fácil gerenciamento e acesso. A aquisição de documentos avulsos está possibilitando a racionalização de recursos financeiros da instituição. Espera-se que este  serviço possa ser replicado por outras instituições de ensino superior que precisam aplicar seus recursos financeiros de maneira consciente.

https://doi.org/10.20396/conpuesp.2.2023.5178
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Referências

MARTINS, Márcio Souza et al. Racionalização de recursos financeiros em aquisições e renovações de periódicos eletrônicos do sistema de bibliotecas da UNICAMP , Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec: Temática: Excelência na Gestão Pública, n.7, p. e019105, 2019. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/11409/6811. Acesso em 06 out. 2023.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS. Sistema de Bibliotecas. Campinas, 2023. Disponível em: https://fsac.bc.unicamp.br/. Acesso em: 06 out. 2023.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS. Sistema de Bibliotecas. Diretoria. Portaria interna SBU nº 002/2022: política de uso do serviço de solicitação de documentos com custo subsidiado. Campinas, 2023. Disponível em: https://www.sbu.unicamp.br/cadbib-nfs/b32/INSBU002_2022.pdf. Acesso em: 06 out. 2023.

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Copyright (c) 2023 Mariana Pedroso Teixeira, Ana Paula Postali Suzigan, Lurdes Alves Pontel, Ludgero Scocia Junior (Autor)

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