Atividades de inverno
Capa do Eixo 2 sobre Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação
PDF

Palavras-chave

Educação
Difusão
Imunofluorescência
Microscopia Confocal

Categorias

Como Citar

MILANI, Elizabete Rosa; CARVALHO, Andréia Nogueira de; MURASHIMA, Adriana de Andrade Batista; ALVES, Vani Maria. Atividades de inverno: noções básicas de Imunofluorescência e Microscopia Confocal. Congresso dos Profissionais das Universidades Estaduais de São Paulo, Campinas, SP, n. 2, p. e023006, 2023. DOI: 10.20396/conpuesp.2.2023.5177. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/conpuesp/article/view/5177. Acesso em: 20 maio. 2024.

Resumo

Introdução: A imunofluorescência é uma técnica que permite marcar de forma específica estruturas ou moléculas de interesse e, portanto, é muito utilizada como ferramenta para estudos em diversas áreas do conhecimento. Associada à microscopia confocal, é possível visualizar com nitidez pequenos detalhes nas células, fazer reconstruções tridimensionais, estudos de colocalização, alterações de expressão ou movimentação de moléculas, dentre muitos outros estudos. Porém o bom resultado destes experimentos depende da qualidade com que são realizados. Objetivo: oferecer conhecimentos básicos sobre Imunofluorescência e Microscopia Confocal através de aulas teóricas e práticas. Metodologia: O curso foi disponibilizado a funcionários com ensino médio completo, estudantes de iniciação científica e pós-graduação como parte das Atividades de Inverno e dividido em 4 horas de aulas teóricas e 16 horas de aulas práticas, nas quais foram abordados fundamentos de imunofluorescência e Microscopia Confocal. Resultados: Através das perguntas durante as aulas teóricas e práticas, observamos as dificuldades encontradas e discutimos soluções para elas. Ao término do curso, os participantes preencheram um questionário de avaliação, no qual as sugestões de melhoria do curso deixadas pelos participantes foram de grande valia para que pudéssemos aprimorá-lo. Conclusão: A evolução do entendimento dos alunos durante as aulas, nos mostrou que a proposta do curso de fornecer conhecimentos básicos teóricos e práticos foi atingida. Do outro lado, nós como ministrantes também aprendemos muito com as dúvidas e sugestões que surgiram. Esta troca de conhecimentos beneficia a todos.

https://doi.org/10.20396/conpuesp.2.2023.5177
PDF

Referências

ALBERTS, B.; JOHNSON, A.; LEWIS, J.; RAFF, M.; ROBERTS, K.; WALTER, P. Biologia Molecular da Célula. 4ª Edição, p. 586-593, 2002.

http://www.leica-microsystems.com/science-lab/

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Elizabete Rosa Milani, Andréia Nogueira de Carvalho, Adriana de Andrade Batista Murashima, Vani Maria Alves (Autor)

Downloads

Não há dados estatísticos.