Qualidade e transparência
Capa do Eixo 1, sobre Administração, Gestão e Liderança
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Palavras-chave

Gestão
Qualidade
Avaliação

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Como Citar

TREVIZAM, Lucimara Andréia; FERREIRO, Luciane Graziele Pereira; CIRILO , Thais Aparecida Polydoro de Souza; GAIO, Luiz Eduardo. Qualidade e transparência: avaliação dos serviços internos da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da UNICAMP. Congresso dos Profissionais das Universidades Estaduais de São Paulo, Campinas, SP, n. 2, p. e023032, 2023. DOI: 10.20396/conpuesp.2.2023.5175. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/conpuesp/article/view/5175. Acesso em: 3 maio. 2024.

Resumo

Introdução: O projeto "Qualidade e Transparência - Serviços Internos" da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) objetiva aprimorar a qualidade dos serviços internos da instituição. Como não existiam ferramentas disponíveis para avaliar a qualidade dos serviços prestados, foi desenvolvido o primeiro ciclo do projeto. Objetivo:  O objetivo deste ciclo é desenvolver uma ferramenta de avaliação para mensurar a qualidade dos serviços prestados na Faculdade. Metodologia: Trata-se de um estudo de caso, desenvolvido pelos autores, dividido em oito principais etapas: levantamento inicial dos serviços internos e revisão de literatura; definição de indicadores; elaboração de um questionário com métricas para os indicadores; coleta piloto; coleta principal; análise de dados; relatório de resultados e implementação de melhorias. Resultados: Com a criação do instrumento de avaliação da qualidade, projetado para capturar as percepções dos usuários internos em relação aos serviços prestados, os principais resultados foram o aumento da transparência, disponibilização de informações para melhorias nos processos e orientação das decisões de gestão de pessoal. Além disso, criou um histórico de melhorias e está sendo desenvolvido um sistema informatizado para facilitar a implementação e o registro das avaliações pela própria Faculdade. Conclusão: Conclui-se que o projeto atendeu às necessidades da FCA, proporcionando uma ferramenta de avaliação a ser aplicada a cada dois anos. Destaca-se a importância da qualidade dos serviços internos para o desempenho da instituição e a melhoria da experiência acadêmica. Esse modelo pode ser replicado por outras instituições interessadas em aprimorar seus serviços internos e a qualidade global.

https://doi.org/10.20396/conpuesp.2.2023.5175
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Referências

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Copyright (c) 2023 Lucimara Andréia Trevizam, Luciane Graziele Pereira Ferreiro, Thais Aparecida Polydoro de Souza Cirilo , Luiz Eduardo Gaio (Autor)

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