Resumo
Os atos administrativos são instrumentos jurídicos essenciais para que a Administração Pública realize suas funções executivas, tornando-se componentes fundamentais no rol de atividades dos Assessores Administrativos da Unesp. Para alcançar sua eficácia, tais atos devem ser de competência do agente que o pratica e serem materializados na forma correta e a inobservância destes requisitos na escolha do ato poderá causar vícios substanciais, tornando-os passíveis de invalidação. A presente pesquisa propõe uma análise sobre como a falta de padronização na utilização dos ofícios interfere na materialização de atos administrativos nos diversos campi da UNESP. Utilizando-se de metodologia qualitativa de natureza aplicada, o trabalho se estrutura em uma investigação exploratória. Os procedimentos caracterizam a pesquisa como bibliográfica e documental, sendo utilizada como instrumento a análise de Manuais de Redação e de estudos de casos, baseados na troca de experiências entre os membros do grupo. Espera-se que a pesquisa possa contribuir para a padronização de procedimentos da Unesp, promovendo o uso adequado dos atos administrativos para que possam garantir a eficácia dos documentos emitidos, assim como seus efeitos jurídicos. Este estudo poderá, ainda, servir de base para a tomada de decisões no sentido de padronizar e capacitar os assessores por meio de treinamentos e de divulgar as normas padrões a todos os servidores, incluindo a apresentação de alternativas apropriadas para cada atividade de seções, departamentos e diretorias.
Referências
BRASIL. Manual de redação da Presidência da República. 3. ed., rev., atual. e ampl. – Brasília: Presidência da República, 2018. 189p. Disponível em: <http://www4.planalto.gov.br/centrodeestudos/assuntos/manual-de-redacao-da-presidencia-da-republica/manual-de-redacao.pdf>. Acesso em 20/08/2023.
Martins, N. R. Manual de Recomendações para a produção de atos administrativos. Campinas: Unicamp, 2017. Disponível em: <https://www.siarq.unicamp.br/images/imagens-artigos/documentos-digitais/Manual_de_Atos_Administrativos_Vers%C3%A3o_19_09_2020.pdf>. Acesso em 20/08/2023.
São Paulo (Estado). Secretaria da Fazenda. Manual de redação dos atos oficiais e de comunicação. São Paulo: Secretaria da Fazenda, 2010. Disponível em: <https://portal.fazenda.sp.gov.br/_layouts/download.aspx?SourceUrl=/servicos/biblioteca/Downloads/manual%20de%20reda%C3%A7%C3%A3o_FINAL.pdf>. Acesso em 20/08/2023.
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. Manual de redação oficial e padronização de atos administrativos da Unesp. ed. rev. e atual. – São Paulo : Unesp. Secretaria Geral, 2020. <https://www2.unesp.br/Home/secgeral/manual-de-redacao-oficial-e-padronizacao-dos-atos-administrativos-da-unesp---2020-versao-outubro-2022.pdf>. Acesso em 20/08/2023.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2023 Lucas de Almeida Pontes, Bruna Nadi de Abreu, Daniele Perez Viegas, José Luís Freza, Kely Cristina Capecci Perone, Silvia Aparecida Silva Pinho, Vivian Meireles Coelho (Autor)