Prevenção de lesão por pressão
Capa do Eixo 5, sobre Saúde e Qualidade de Vida
PDF

Palavras-chave

Lesão por pressão
Familiares cuidaddores
Educação em saúde

Categorias

Como Citar

BULGARELI, Andreia Afaz; FALCIONI, Carolina Akmiy Schiezaro. Prevenção de lesão por pressão: criação de um folder educacional ilustrativo para familiares cuidadores. Congresso dos Profissionais das Universidades Estaduais de São Paulo, Campinas, SP, n. 2, p. e023033, 2023. DOI: 10.20396/conpuesp.2.2023.5171. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/conpuesp/article/view/5171. Acesso em: 30 maio. 2024.

Resumo

Introdução: As lesões por pressão (LP) são danos localizados na pele e/ou tecidos moles subjacentes, resultantes de pressão ou pressão combinada com o cisalhamento. Geralmente ocorrem sobre uma proeminência óssea, mas também podem estar relacionadas ao uso de dispositivo médico ou a outro artefato (NPUAP, Pressure Injury Stages. 2016). A LP e a sua prevenção são consideradas metas de segurança do paciente e responsabilidade da equipe multidisciplinar em todos os níveis de atenção do sistema de saúde de acordo com o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) do Ministério da Saúde (MS). Objetivo: Disseminação dos cuidados de prevenção de lesão por pressão aos familiares cuidadores de pacientes com risco, através da construção de um folder educacional.  Metodologia: Estudo metodológico com construção de folder educativo através de ferramentas de edição de imagens, fundamentado na ANVISA vinculada ao Ministério da Saúde. Resultados: Membros do Time de Prevenção de LP do Núcleo de Segurança do paciente de um hospital terciário no interior do Estado de São Paulo, desenvolveram um folder educativo que foi entregue aos familiares cuidadores no horário de visitas das Unidades de Internação. No momento da ação foi percebido a total desinformação dos familiares cuidadores a respeito do assunto. Conclusão: A orientação sobre o tema prevenção de lesão por pressão de forma didática e de fácil compreensão possibilita ao paciente e seu familiar cuidador, participar ativamente do plano terapêutico, diminuindo assim danos ao paciente e melhorando a qualidade de vida.

https://doi.org/10.20396/conpuesp.2.2023.5171
PDF

Referências

AGÊNCIA NACIONAL DE VIGIL NCIA SANITÁRIA. NOTA TÉCNICA nº 05/2023, de 28 de agosto de 2023. GVIMS/GGTES/Anvisa. Práticas de Segurança do Paciente em Serviços de Saúde: Prevenção de Lesão por Pressão, Brasília, 28 ago. 2023.

National Pressure Ulcer Advisory Panel (NPUAP). NPUAP Pressure Injury Stages. 2016. Dispoível em Disponível em: http://www.npuap.org/resources/educational-and-clinicalresources/npuap-pressure-injury-stages/

Brasil. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução da Diretoria Colegiada da Anvisa - RDC n° 36, de 25 de julho de 2013. Institui ações para a segurança do paciente em serviços de saúde e dá outras providências. Diário Oficial da União, 26 jul 2013.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Andreia Afaz Bulgareli, Carolina Akmiy Schiezaro Falcioni (Autor)

Downloads

Não há dados estatísticos.