A matemática no divã
Capa do Eixo 3 sobre Diversidade, Inclusão e Pertencimento
PDF

Palavras-chave

Comunicação pública da ciência
Inclusão de gênero
Ciências matemáticas
Pesquisa

Categorias

Como Citar

CASATTI, Denise; SANTIAGO, Ana Luísa Carreira de. A matemática no divã: um projeto para escutar as vozes das mulheres que se dedicam ao estudo das ciências matemáticas. Congresso dos Profissionais das Universidades Estaduais de São Paulo, Campinas, SP, n. 2, p. e023091, 2023. DOI: 10.20396/conpuesp.2.2023.5167. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/conpuesp/article/view/5167. Acesso em: 26 maio. 2024.

Resumo

Introdução: “A matemática no divã” é um projeto do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, realizado em parceria com a Rádio UFSCar, sendo uma das 47 propostas selecionadas na última chamada pública da emissora. Objetivo: O objetivo geral do programa é dar voz às mulheres que se dedicam ao estudo das ciências matemáticas, contribuindo para debater o problema da desigualdade de gênero na área. Além disso, o projeto tem como objetivos específicos: desconstruir as percepções negativas que costumam ser associadas à matemática; construir um ambiente acolhedor para a escuta e a fala das mulheres; possibilitar aos ouvintes descobrirem as experiências pessoais e profissionais das entrevistadas. Metodologia: Entrevistas semiestruturadas, que são roteirizadas pela jornalista, locutora do programa, após apuração de informações sobre a trajetória de cada pesquisadora. O programa tem 30 minutos de duração e vai ao uma vez por mês, sempre aos domingos, às 10 horas da manhã, sendo disponibilizado também como podcast nos sites da Rádio UFSCar e no Spotify. Resultados e conclusão: Em outubro, a iniciativa contabilizava seis programas exibidos e, a partir de uma proposta da TV USP Piracicaba, ganhou uma versão em vídeo desde o terceiro episódio, que é veiculada no Canal Universitário de Piracicaba, e está disponível no Canal da TV USP Piracicaba no YouTube e também acessível a diversas televisões universitárias por meio da Rede de Intercâmbio de TVs Universitárias.

https://doi.org/10.20396/conpuesp.2.2023.5167
PDF

Referências

BOULTON, Geoffrey. Science as a Global Public Good. 2021. International Science Council Position Paper. Disponível em: https://council.science/wp-content/uploads/2020/06/Science-as-a-global-public-good_v041021.pdf. Acesso em: 17 jan. 2023.

ORGANIZAÇÃO FORÇA MENINAS. Meninas curiosas, mulheres do futuro: meninas brasileiras e a inserção em STEM: abismo no presente diante de um horizonte para o futuro. 2023. Disponível em: https://frmeninas.com.br/report-pesquisa-meninas-curiosas-mulheres-de-futuro/. Acesso em: 02 fev. 2023.

UFSCAR, Rádio. Podcast: A matemática no divã. 2023. Disponível em: http://www.radio.ufscar.br/vPodcast/a-matematica-no-diva. Acesso em: 01 out. 2023.

UFSCAR, Rádio. Rádio UFSCar 95,3 FM publica resultado da chamada pública. 2023. Disponível em: http://www.radio.ufscar.br/noticia/radio-ufscar-95-3-fm-publica-resultado-da-chamada-publica. Acesso em: 06 out. 2023.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Denise Casatti, Ana Luísa Carreira de Santiago (Autor)

Downloads

Não há dados estatísticos.