A importância do PMOC na climatização em ambientes de ensino
Capa do Eixo 1 sobre Administração, Gestão e Liderança
PDF

Palavras-chave

Climatização
PMOC
Ar Condicionado
Manutenção

Categorias

Como Citar

ARAUJO, Fernando Augusto de; BARRETTO JUNIOR, Rubem Leite; SOUSA, William de; DUTRA, Marcelo Melhorancia Lens; LUZ, Carlos Eduardo Sandrini; PAULA, Alexandre Hallam Nunes de. A importância do PMOC na climatização em ambientes de ensino. Congresso dos Profissionais das Universidades Estaduais de São Paulo, Campinas, SP, n. 2, p. e023042, 2023. DOI: 10.20396/conpuesp.2.2023.5149. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/conpuesp/article/view/5149. Acesso em: 20 maio. 2024.

Resumo

Introdução: O Centro para Manutenção de Equipamentos oferece para a Universidade o serviço de elaboração e acompanhamento do PMOC, sendo que um dos primeiros projetos concluídos foi o do Ciclo Básico I, um dos mais importantes complexos de salas de aula, com capacidade para 2.000 alunos. O PMOC visa proporcionar a minimização dos riscos potenciais para os ocupantes, levando em consideração parâmetros de conforto e de qualidade do ar. Objetivo: Mostrar a importância do planejamento do PMOC, bem como o seu gerenciamento e acompanhamento, para proporcionar conforto, segurança e condições adequadas para a realização das atividades acadêmicas e administrativas. Destacar também, que PMOC contribui para a diminuição das manutenções emergenciais e paradas não programadas, trazendo benefícios operacionais e financeiros para a Universidade. Metodologia: Este projeto tem como base as experiências vivenciadas no Centro para Manutenção de Equipamentos, considerando os reflexos do PMOC no dia a dia dos funcionários, alunos e docentes. Resultados: Os locais com PMOC implantado e gerenciado pelo Centro de Manutenção de Equipamentos apresentaram resultados positivos.  O acompanhamento periódico possibilitou a realização de manutenções preventivas e preditivas, que resultaram em equipamentos com funcionamento mais eficiente, com menos paradas. Conclusão: A elaboração, gerenciamento e execução do PMOC,  além do correto atendimento à legislação e normas vigentes, mostrou-se uma excelente ferramenta para a melhoria nas condições de utilização dos ambientes climatizados, fornecendo dados de apoio para elaboração do planejamento de manutenções preventivas e preditivas, o que se traduz em equipamentos mais confiáveis, eficientes e com menos quebras e paradas inesperadas.

https://doi.org/10.20396/conpuesp.2.2023.5149
PDF

Referências

GODINI, Charles (ed.). LEI 13.589: BENEFÍCIOS E RESPONSABILIDADES LEGAIS NA APLICAÇÃO DO PMOC. 2018. Disponível em: https://abrava.com.br/lei-13-589-beneficios-e-responsabilidades-legais-na-aplicacao-do-pmoc-por-revista-abrava-climatizacao/. Acesso em: 02 out. 2023.

BRASIL. Lei nº 13.589, de 4 de janeiro de 2018.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Fernando Augusto de Araujo, Rubem Leite Barretto Junior, William de Sousa, Marcelo Melhorancia Lens Dutra, Carlos Eduardo Sandrini Luz, Alexandre Hallam Nunes de Paula (Autor)

Downloads

Não há dados estatísticos.