O programa ICMC-USP de Gestão Socioambiental
Capa do Eixo 4, sobre Sustentabilidade
PDF

Palavras-chave

Educação ambiental
Sustentabilidade
ODS
Reciclagem

Categorias

Como Citar

JORGE, Cassio Henrique. O programa ICMC-USP de Gestão Socioambiental. Congresso dos Profissionais das Universidades Estaduais de São Paulo, Campinas, SP, n. 2, p. e023045, 2023. DOI: 10.20396/conpuesp.2.2023.5145. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/conpuesp/article/view/5145. Acesso em: 30 maio. 2024.

Resumo

Introdução: O programa promove princípios de sustentabilidade e o desenvolvimento sustentável em suas diversas dimensões, o uso racional dos recursos e a segurança ambiental no ICMC. Desenvolve ações com a comunidade visando o cumprimento dos 17 Objetivos Sustentáveis da ONU Agenda 2030. Objetivo: Promover o estímulo à incorporação de valores, atitudes e comportamentos ambientalmente adequados, minimização na geração de resíduos. Conservação das áreas verdes. Promover ações Sociais. Metodologia: As ações foram distribuídas nos seguintes grupos. Brigada de Arboristas Museu da Fauna e da Flora do ICMC, Sustentabilidade Ambiental e Desenvolvimento Sustentável (SADS-Recicla), Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e Comissão de Ação e Integração Social (CAIS). Resultados: Coleta de pilhas, CD e DVD (Parceira LRQ-USP, 361kg pilhas e 5,014 midias coletadas); Materiais de escrita (Parceria TerraCycle 6,8kg); Coleta de tampinhas plásticas (Parceria Diretoria de Ensino São Carlos 10,5kg); Redirecionamento de água dos aparelhos de ar-condicionado para os jardins do ICMC. Projeto “Árvores que falam”. Sistema próprio com catalogação, manejo e trilha de áudio de indivíduos arbóreos com o uso de QR Code, Coral USP. Curso de primeiros socorros para servidores. Horta do ICMC.Campanhas para redução de recursos naturais. Secadores elétricos para mãos. Programa “Copinho Zero”. Uso de canecas/xícaras duráveis com lavatórios exclusivos. Conclusão: Esperamos que a ideia seja difundida em outras unidades para despertarmos o interesse nas pessoas que precisamos fazer algo para nosso planeta. É preciso alinharmos nossas ações com os 17 Objetivos Sustentáveis da ONU.

https://doi.org/10.20396/conpuesp.2.2023.5145
PDF

Referências

AGENDA 2023 ONU. Disponível em https://brasil.un.org/pt-br/sdgs. Acesso em: 28 set. 2023.

PROGRAMA USP RECICLA. Disponível em https://sga.usp.br/usp-recicla/. Acesso em: 29 set. 2023.

PROGRAMA de GESTÃO SOCIOAMBIENTAL. Disponível em https://www.icmc.usp.br/institucional/programa-socioambiental. Acesso em: 29 set. 2023.

SIMPÓSIO de RESÍDUOS SÓLIDOS EESC. Disponível em http://www.sirs.shs.eesc.usp.br. Acesso em 29 set. 2023.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Cassio Henrique Jorge (Autor)

Downloads

Não há dados estatísticos.