Resumo
Introdução: O Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) é um documento que formaliza a aceitação voluntária de uma pessoa em participar de pesquisas clínicas. A assinatura do TCLE não é um ato isolado, ela decorre de um processo que culmina na assinatura. O registro desse processo é importante para garantir que todas as etapas preconizadas pelo Guia de Boas Práticas Clínicas (BPC) sejam cumpridas para legitimidade e ética do processo. Objetivo: Minimizar desvios de BPC, reduzir apontamentos nas monitorias e garantir a qualidade das informações no registro do processo. Metodologia: A metodologia utilizada consistiu em manter o foco nos desvios mais recorrentes apontados nas monitorias e reportados ao Comitê de Ética. A ferramenta FMEA possibilitou visualizar cada etapa, isoladamente, e o tempo de execução. O método consiste em sistematizar atividades, detectar falhas e avaliar os efeitos no processo. Um checklist, que tornou-se documento oficial do processo, foi inserido no Procedimento Operacional Padrão (POP) do centro, sendo elaborado com participação da equipe, ficando disponível a qualquer interessado na sua reprodução. Ao final do checklist, há campos de assinatura, data e hora tanto do pesquisador quanto do coordenador da pesquisa, que deve conferir o devido registro. Resultados: Com o processo revisto, o registro ficou mais dinâmico, o checklist foi incluído no POP e disponibilizado à equipe em drive virtual com acesso restrito. Conclusão: Novos estudos estão em fase de contratação e utilizarão o checklist como documento do registro do processo conforme disposto no POP do centro.
Referências
ASSOMPÇÃO, R.; BATISTA, R.; OLIVEIRA, L. APLICAÇÃO DO TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO AOS PARTICIPANTES DA PESQUISA CLÍNICA. UBERABA: 2021. Disponível em : < https://www.gov.br/ebserh/pt-br/hospitais-universitarios/regiao-sudeste/hc-uftm/documentos/procedimentos-e-rotinas-operacionais-padrao/pops/TermoConsentimentofinal.pdf investigacional-final.pdf > . Acesso em: 06 out. 2023.
ICH Harmonised Guideline Integrated Addendum to ICH E6(R1): GUIDELINE FOR GOOD CLINICAL PRACTICE ICH E6(R2) ICH CONSENSUS GUIDELINE. International Conference on Harmonisation of technical requirements for registration of pharmaceuticals for human use. Guideline for good clinical practice. E6(R1). 2016. Disponível em: < https://ichgcp.net/pt/4- investigator > Acesso em 05 out. 2023.
Resolução n 466 de 12 de dezembro de 2012: DIRETRIZES E NORMAS REGULAMENTADORAS DE PESQUISA ENVOLVENDO SERES HUMANOS. Brasília (DF): MS; 2012. Brasil
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2023 Sonia Neves Romeo Rocchi Silva (Autor)