Clima e cultura organizacional
Capa do Eixo 1 sobre Administração, Gestão e Liderança
PDF

Palavras-chave

Clima organizacional
Cultura organizacional
Ambiente de trabalho

Categorias

Como Citar

OLIVEIRA, Willian Dener de; MORAES, Juliana de Souza; BLANGIS, Gláucia; CUSTÓDIO, Igor Vitório. Clima e cultura organizacional: a experiência de gestão do ICMC/USP. Congresso dos Profissionais das Universidades Estaduais de São Paulo, Campinas, SP, n. 2, p. e023099, 2023. DOI: 10.20396/conpuesp.2.2023.5140. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/conpuesp/article/view/5140. Acesso em: 19 maio. 2024.

Resumo

Introdução: O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo – ICMC/USP, desde 2010, possui a Subcomissão de Clima e Cultura Organizacional. Objetivo: Essa Subcomissão tem por função diagnosticar o Clima e a Cultura do Instituto a fim de identificar os fatores que interferem no ambiente, os pontos fortes e os pontos de melhoria, e em qual escala, bem como levantar sugestões de ações para minimizar ou solucionar os problemas apontados. Metodologia: Este trabalho relata a experiência de mais de doze anos da Subcomissão de Clima e Cultura Organizacional na gestão dos fatores que interferem no ambiente de trabalho do ICMC/USP. Resultados: Quatro pesquisas de Clima e Cultura foram aplicadas ao longo desse período de trabalho da Subcomissão e, com a série histórica dos dados, é observada a evolução dos fatores diagnosticados. Conclusão: A experiência de gestão do Clima e da Cultura Organizacional do ICMC/USP tem evidenciado a interferência direta desses elementos na percepção da qualidade do ambiente de trabalho e na produtividade, assim como tem evidenciado que é possível fazer intervenções positivas, cuidadosas e construídas coletivamente, para melhorar o sentimento em relação à instituição, ao trabalho e aos colegas de equipe.

https://doi.org/10.20396/conpuesp.2.2023.5140
PDF

Referências

HERZBERG, Frederick; MAUSNER, Bernard; SNYDERMAN, Barbara. The motivation to work. 2. ed. Oxford, England: John Wiley, 1959.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Willian Dener de Oliveira, Juliana de Souza Moraes, Gláucia Blangis, Igor Vitório Custódio (Autor)

Downloads

Não há dados estatísticos.