Biblioteca do CDCC/USP
Capa do Eixo 2, sobre Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação
PDF

Palavras-chave

Extensão universitária
Biblioteca
Jogo educativo
Letramento digital
Leitura

Categorias

Como Citar

PEGORARO, Silvelene; SILVA, Giuliana Carla Corrêa Soares da. Biblioteca do CDCC/USP: experiência bem sucedida com a comunidade. Congresso dos Profissionais das Universidades Estaduais de São Paulo, Campinas, SP, n. 2, p. e023054, 2023. DOI: 10.20396/conpuesp.2.2023.5135. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/conpuesp/article/view/5135. Acesso em: 19 maio. 2024.

Resumo

Introdução: A Biblioteca do CDCC (USP São Carlos), que tem caráter comunitário, vem implementando novos serviços e estabelecendo como prioridade os programas específicos de Educação de Usuários através de projetos. Para isso, mantém seu acervo atualizado e promove projetos específicos destinados à comunidade em geral, particularmente ao público 60+ e infanto-juvenil, oferecendo oficinas de informática e um espaço com jogos educativos e literatura infantil. Objetivo: Priorizar serviços à comunidade, criando e desenvolvendo atividades que contribuam com a aquisição da leitura e letramento digital, através da diversidade de seu acervo e do oferecimento de jogos educativos e oficinas. Metodologia: Diagnóstico das demandas dos usuários quanto à sugestão de livros, jogos e ferramentas de informática. Reuniões de planejamento da equipe (bibliotecários e bolsistas). Divulgação das atividades nas mídias sociais. Registros pelos monitores do desenvolvimento das atividades (adequação ao público, nível de interesse). Pesquisa de satisfação entre o público. Resultados: Nos últimos 07 anos, foram oferecidas 30 oficinas de informática, com 12 temas e 460 participantes. Nas oficinas de jogos, registrou-se 780 participantes, sendo os jogos de Xadrez e a Batalha Naval os mais solicitados. Conclusão: O acervo diversificado e as atividades diferenciadas estimulam uma maior frequência do público na utilização dos serviços e espaços da Biblioteca. Os jogos educativos e as oficinas de informática mostraram-se ferramentas válidas para o ensino e a aprendizagem, para a divulgação de ciências e para a inclusão digital da comunidade. Aprender se divertindo e interagindo com outras pessoas estimula o raciocínio, a lógica e a cooperação.

https://doi.org/10.20396/conpuesp.2.2023.5135
PDF

Referências

FIGUEIREDO, Thiago Duarte; ALVES, Caio Cesar Gonzaga; SOUZA, Crislaine; RODRIGUES, Guilherme Henrique Gualandi; PEREIRA, Carlos Alberto. A extensão universitária como agente transformadora da sociedade: estudo de caso da biblioteca comunitária do bairro saramenha de cima - ouro preto/mg. Research, Society And Development, [S.L.], v. 10, n. 16, p. 01-09, 12 dez. 2021. Research, Society and Development. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i16.23664. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/23664. Acesso em: 26 set. 2023

TREVISOL NETO, Orestes; LAZZARI, Letícia; KLEINUBING, Luiza da Silva. “Biblioteca de portas abertas”: relato de experiência do projeto de extensão da Biblioteca Central da UDESC. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v.27, n.1, p.1-16, jan/abr 2022. Disponível em: file:///C:/Users/Silvelene/Downloads/Dialnet-BibliotecaDePortasAbertas-8403434.pdf Acesso em: 03 out. 2023.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Silvelene Pegoraro, Giuliana Carla Corrêa Soares da Silva (Autor)

Downloads

Não há dados estatísticos.