Biblioteca do CDCC/USP
Capa do Eixo 2, sobre Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação
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Palavras-chave

Extensão universitária
Biblioteca
Jogo educativo
Letramento digital
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PEGORARO, Silvelene; SILVA, Giuliana Carla Corrêa Soares da. Biblioteca do CDCC/USP: experiência bem sucedida com a comunidade. Congresso dos Profissionais das Universidades Estaduais de São Paulo, Campinas, SP, n. 2, p. e023054, 2023. DOI: 10.20396/conpuesp.2.2023.5135. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/conpuesp/article/view/5135. Acesso em: 4 maio. 2024.

Resumo

Introdução: A Biblioteca do CDCC (USP São Carlos), que tem caráter comunitário, vem implementando novos serviços e estabelecendo como prioridade os programas específicos de Educação de Usuários através de projetos. Para isso, mantém seu acervo atualizado e promove projetos específicos destinados à comunidade em geral, particularmente ao público 60+ e infanto-juvenil, oferecendo oficinas de informática e um espaço com jogos educativos e literatura infantil. Objetivo: Priorizar serviços à comunidade, criando e desenvolvendo atividades que contribuam com a aquisição da leitura e letramento digital, através da diversidade de seu acervo e do oferecimento de jogos educativos e oficinas. Metodologia: Diagnóstico das demandas dos usuários quanto à sugestão de livros, jogos e ferramentas de informática. Reuniões de planejamento da equipe (bibliotecários e bolsistas). Divulgação das atividades nas mídias sociais. Registros pelos monitores do desenvolvimento das atividades (adequação ao público, nível de interesse). Pesquisa de satisfação entre o público. Resultados: Nos últimos 07 anos, foram oferecidas 30 oficinas de informática, com 12 temas e 460 participantes. Nas oficinas de jogos, registrou-se 780 participantes, sendo os jogos de Xadrez e a Batalha Naval os mais solicitados. Conclusão: O acervo diversificado e as atividades diferenciadas estimulam uma maior frequência do público na utilização dos serviços e espaços da Biblioteca. Os jogos educativos e as oficinas de informática mostraram-se ferramentas válidas para o ensino e a aprendizagem, para a divulgação de ciências e para a inclusão digital da comunidade. Aprender se divertindo e interagindo com outras pessoas estimula o raciocínio, a lógica e a cooperação.

https://doi.org/10.20396/conpuesp.2.2023.5135
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Referências

FIGUEIREDO, Thiago Duarte; ALVES, Caio Cesar Gonzaga; SOUZA, Crislaine; RODRIGUES, Guilherme Henrique Gualandi; PEREIRA, Carlos Alberto. A extensão universitária como agente transformadora da sociedade: estudo de caso da biblioteca comunitária do bairro saramenha de cima - ouro preto/mg. Research, Society And Development, [S.L.], v. 10, n. 16, p. 01-09, 12 dez. 2021. Research, Society and Development. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i16.23664. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/23664. Acesso em: 26 set. 2023

TREVISOL NETO, Orestes; LAZZARI, Letícia; KLEINUBING, Luiza da Silva. “Biblioteca de portas abertas”: relato de experiência do projeto de extensão da Biblioteca Central da UDESC. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v.27, n.1, p.1-16, jan/abr 2022. Disponível em: file:///C:/Users/Silvelene/Downloads/Dialnet-BibliotecaDePortasAbertas-8403434.pdf Acesso em: 03 out. 2023.

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Copyright (c) 2023 Silvelene Pegoraro, Giuliana Carla Corrêa Soares da Silva (Autor)

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