Práticas de extensão universitária na Biblioteca da PUSP-SC
Capa do Eixo 2, sobre Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação
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Palavras-chave

Biblioteca universitária
Extensão universitária
Escola pública
Ensino fundamental
Ensino médio

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Como Citar

CALABREZ, Ana Paula Aparecida; TOGNETTI, Marilza Aparecida Rodrigues. Práticas de extensão universitária na Biblioteca da PUSP-SC: relato de experiência. Congresso dos Profissionais das Universidades Estaduais de São Paulo, Campinas, SP, n. 2, p. e023062, 2023. DOI: 10.20396/conpuesp.2.2023.5121. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/conpuesp/article/view/5121. Acesso em: 22 maio. 2024.

Resumo

Introdução: A Biblioteca da PUSP-SC fica na área 2 do Campus USP de São Carlos. Os bairros ao entorno dessa área são de conjuntos habitacionais e o suporte educacional da Universidade de São Paulo é imprescindível para a população. A prática de atividades de extensão dentro do ambiente universitário é de extrema importância para o desenvolvimento político, social e cultural da sociedade. Objetivo: O objetivo principal deste relato de experiência foi o de apresentar todas as atividades de extensão desenvolvidas pela Biblioteca da PUSP-SC em parceria com o Centro de Inclusão Social USP São Carlos (CIS-USP) e com o Laboratório de Investigações em Ensino de Ciências Naturais (LINECIN) do Instituto de Química da USP São Carlos, no período que compreende os anos de 2016-2022. Metodologia: Este artigo é um relato de experiência das atividades desenvolvidas pela Biblioteca da PUSP-SC relacionadas a extensão universitária, que se enquadram no ODS 4 da Agenda 2030. Resultados: Em parceria com o CIS-USP foram realizadas duas atividades, Programa o “Aprendizado de Leitura de Inglês para Inclusão Social” e Programa “Uso de Kit de Robótica para o Ensino de Matemática e Física. Com LINECIN foram quatro atividades relacionadas divulgação científica na área de Química. Conclusão: As atividades de extensão universitária promovidas pela Biblioteca da PUSP-SC em consonância com as ODS da agenda 2030 são importantes para comunidade. Os relatos dos participantes demostram que no decorrer das atividades aprenderam o papel das universidades públicas para sociedade.

https://doi.org/10.20396/conpuesp.2.2023.5121
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Referências

FERREIRA, R. S. Transpondo muros, construindo relações: uma reflexão sobre bibliotecas universitárias e extensão no Brasil. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v. 9, n. 2, p. 75-88, jan./jun. 2012. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/1912. Acesso em: 20. Mar. 2022.

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CENTRO DE INFORMAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O BRASIL. Transformando nosso mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Rio de Janeiro: UNIC Rio, 2016.

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Copyright (c) 2023 Ana Paula Aparecida Calabrez, Marilza Aparecida Rodrigues Tognetti (Autor)

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