Implementação de ferramentas digitais na gestão dos Laboratórios de Ensino
Capa do Eixo 1 sobre Administração, Gestão e Liderança
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Palavras-chave

Ferramentas digitais
Desburocratização
Lean
Gerenciamento de recursos

Categorias

Como Citar

STEOLA, Luiz Renato et al. Implementação de ferramentas digitais na gestão dos Laboratórios de Ensino: modernização, desburocratização e agilidade nos processos. Congresso dos Profissionais das Universidades Estaduais de São Paulo, Campinas, SP, n. 2, p. e023074, 2023. DOI: 10.20396/conpuesp.2.2023.5119. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/conpuesp/article/view/5119. Acesso em: 3 maio. 2024.

Resumo

Introdução: Os Laboratórios de Ensino do IQ são constituídos por oito laboratórios estruturados para atender mais de 2000 alunos ao ano. Devido a isso, os laboratórios necessitam da elaboração e execução de diversos processos, que foram otimizados e agilizados, desburocratizando e modernizando-os. Para isso, foram criados formulários automatizados, acessados via QR code, permitindo: 1-Controle de empréstimos de jalecos para alunos 2-Empréstimos de reagentes e vidrarias; 3-Registro de sugestões e/ou críticas; 4-Procedimento para reposição de vidrarias; 5-POPs dos equipamentos. Objetivo: Aperfeiçoar processos já existentes empregando ferramentas do ecossistema Google e programação em JavaScript, tornando-os mais eficientes e menos burocráticos. Metodologia: Mapeou-se previamente os processos escolhidos utilizando BPMN (Business Process Model and Notation) e, após isso, optou-se pela melhor ferramenta que mais impactaria positivamente o processo. Procurou-se escolher ferramentas que geram dados que podem ser utilizados em processos decisórios. Resultados: Os processos foram otimizados eliminando-se custos com impressão e papel, reduzindo tempo e processos desnecessários e  quantidade de arquivos físicos gerando um banco de dados eletrônicos. Conclusão: O projeto impactou positivamente diversos aspectos, principalmente financeiro, contribuindo para um aumento na quantidade de reposições de vidrarias quebradas e diminuindo os gastos para manter as disciplinas que são ministradas no setor. Também conseguiu-se melhorar o atendimento à comunidade acadêmica sem investimento de recursos financeiros e ainda criou uma base de dados que auxilia nas tomadas de decisões do setor.

https://doi.org/10.20396/conpuesp.2.2023.5119
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Referências

BRASIL, Lean Institute. O que é Lean - Definição e Aplicações. Disponível em: https://www.lean.org.br/o-que-e-lean.aspx. Acesso em: 25 set. 2023.

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Copyright (c) 2023 Luiz Renato Steola, Thalita Mydori Missano, Eraldo Luiz Lehmann, Mirian Cristina de Sousa, Micheli de Oliveira Marques Arimathea, Marcelo Geovani Epifanio, Luciano Lustosa Madureira, Rinaldo Benedito, Michelle Candida dos Santos, Daniel Nunes Martins, Ana Paula Justo, Elizabeth dos Santos Pereira (Autor)

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