Resumo
Introdução:Pesquisas apontam que o número de dispositivos IoT está em ascensão mundial (Hojlo, 2021). Tendo em vista que tal crescimento se replica nos campi da UNICAMP com a demanda de diversos projetos, desenvolvemos redes sem fio específicas para este tipo de dispositivos, garantindo uma comunicação segura. Objetivo: O projeto apresenta a implementação de redes Wi-Fi específicas para a Internet das Coisas (IoT) na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), visando fornecer uma infraestrutura segura, escalável e padronizada para suportar dispositivos inteligentes em toda a instituição. Metodologia: Foram criadas nos controladores de rede sem fio centralizados 2 redes específicas para a conexão desses dispositivos: uma para projetos com abrangência apenas dentro de uma unidade de ensino e pesquisa e outra para projetos que extrapolam fisicamente os limites da unidade. Resultados: Isso permitiu que projetos de pesquisa e aplicações que dependem de dispositivos IoT fossem desenvolvidos e executados de maneira eficaz. Além disso, permitiu e motivou a expansão da cobertura da rede sem fio e a centralização da gestão dos pontos de acesso sob a responsabilidade do Centro de Computação da UNICAMP, gerando segurança e economia de tempo e mão de obra das equipes de tecnologia da informação e comunicação na universidade como um todo.
Referências
HOJLO, Jeffrey. Future of Industry Ecosystems: Shared Data and Insights: Shared Data and Insights are Making Organizations More Resilient, Flexible and Profitable. 2021. Disponível em: <https://blogs.idc.com/2021/01/06/future-of-industry-ecosystems-shared-data-and-insights/>. Acesso em: 05 out. 2013.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2023 Aurélio Couto Arruda, Rachel de Carvalho Paschoalino, Elio Carlos Ferreira Segundo, Ricardo Bueno da Silva, Ricardo Antonio Seriani Júnior, Willian Tadeu Beltrão, Eduardo Augusto Trettel, Sandra Regina Pisciotto (Autor)