Central de Captações em Hospital Público: uma ação de parceria social para a sustentabilidade que arrecadou mais de R$ 10 milhões em 12 meses.
Capa do Eixo 4 sobre Sustentabilidade
PDF

Palavras-chave

COVID-19
Doações
Operações de serviços
Operações hospitalares

Categorias

Como Citar

ROSCANI, Alessandra Nazareth Caine Pereira; SANTOS, Fabrício Ferreira dos; OLIVEIRA FILHO, Antonio Gonçalves de. Central de Captações em Hospital Público: uma ação de parceria social para a sustentabilidade que arrecadou mais de R$ 10 milhões em 12 meses. Congresso dos Profissionais das Universidades Estaduais de São Paulo, Campinas, SP, n. 2, p. e023138, 2023. DOI: 10.20396/conpuesp.2.2023.5089. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/conpuesp/article/view/5089. Acesso em: 22 maio. 2024.

Resumo

Introdução: Doação é o ato de transmitir gratuitamente bens ou de qualquer quantia ou objeto que constitui propriedade. Central de captações é o departamento ou área responsável pela administração das negociações e ações desenvolvidas para captar e receber doações. Objetivo: Apresentar a experiência de instituir uma central de doações em hospital público. Metodologia: A central foi instituída com o direcionamento de um profissional, liberação de um ramal institucional e um celular dedicado exclusivamente para a captação. Captação de voluntários para desenvolvimentos de ferramentas de comunicação, marketing e operações. Resultados: Em março de 2020, a central de doações e, em paralelo, o programa Amigos do Hospital de Clínicas foram instituídos como canais e processos para captação de recursos. De março de 2020 a dezembro de 2021 foram captados R$3.098.384,48 em doações através de depósito bancário e R$ 7.645.570,65 em equipamentos, equipamentos de proteção individual, insumos e materiais. As ações desenvolvidas foram extremamente importantes para a sustentabilidade do hospital e a superação da pandemia, concluindo o período uma arrecadação total de R$ 10.743.955,13. Foram desenvolvidos um site específico, logos, estabelecidos os canais de comunicação:  telefone fixo, telefone móvel, WhatsApp. Além disso, foi desenvolvido um caderno solidário com itens passíveis de doação e estabelecido um programa de fidelização de doadores.  Com estes canais a Central captou itens específicos demandados pelo enfrentamento do Covid-19 e necessários para melhorias institucionais. Conclusão: As ações da Central de Captações foram extremamente importantes para a manter a sustentabilidade de processos críticos e a superação da pandemia Covid-19.

https://doi.org/10.20396/conpuesp.2.2023.5089
PDF

Referências

DICIONÁRIO DE PORTUGUÊS ONLINE. Disponível em: https://www.dicio.com.br/doacao/

AMIGOS DO HC UNICAMP. Disponível em: https://amigosdohcunicamp.com.br/

CADERNO SOLIDÁRIO AMIGOS DO HC. Disponível em: https://amigosdohcunicamp.com.br/wp-content/uploads/2021/07/Caderno-de-Projetos-Central-de-doac%CC%A7o%CC%83es-Resumido-02_07_2021.pdf

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Alessandra Nazareth Caine Pereira Roscani, Fabrício Ferreira dos Santos, Antonio Gonçalves de Oliveira Filho (Autor)

Downloads

Não há dados estatísticos.