30 anos de evolução
Capa do Eixo 2 sobre Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação
PDF

Palavras-chave

Direitos humanos

Categorias

Como Citar

LOPES, Maria Bernadete Saldanha; VERONEZ, Leliana Fritz Siqueira. 30 anos de evolução : a trajetória da unidade auxiliar Centro Jurídico Social na Formação de Alunos dos cursos de Direito e Serviço Social. Congresso dos Profissionais das Universidades Estaduais de São Paulo, Campinas, SP, n. 2, p. e023118, 2023. DOI: 10.20396/conpuesp.2.2023.5087. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/conpuesp/article/view/5087. Acesso em: 20 maio. 2024.

Resumo

Introdução: A Unidade Auxiliar Centro Jurídico Social (CJS) foi criada em 1992 em conjunto com professores do curso de Direito e de Serviço Social, com o propósito de oferecer estágios para estudantes dessas áreas. Objetivo: A Unidade busca a formação integral dos alunos, promovendo atendimentos interdisciplinares e envolvendo na supervisão, servidores de ambos os cursos. Isso proporciona aos estagiários experiência e capacitação, aliando a teoria aprendida na graduação, à prática, nos atendimentos sociojurídicos às pessoas carentes, na elaboração de relatórios sociais, visitas domiciliares, redação de petições, participações em audiências, eventos, elaboração de artigos científicos e outros, sob supervisão. Metodologia: A metodologia é empírica, permitindo aos estagiários desenvolver habilidades práticas, na resolução dos litígios e fazer encaminhamentos. Resultados: Ao longo dos anos, a Unidade evoluiu, desenvolvendo projetos como o "Caminho da Justiça", e o "Laboratório Sociojuridico" (Labjus) que oferece atividades práticas e formação em Serviço Social (Labesp) e Práticas Jurídica (Laept) além de incentivar e disponibilizar arquivos para pesquisa acadêmica. Conclusão: A Unidade Auxiliar CJS abrange os pilares do ensino, pesquisa e extensão, proporcionando formação de alta qualidade aos alunos e promovendo o acesso da comunidade à justiça. Sua abordagem interdisciplinar e atendimento amplo são características distintivas que beneficiam tanto os estudantes quanto a sociedade em geral.

https://doi.org/10.20396/conpuesp.2.2023.5087
PDF

Referências

ALVES, Elizabete Lanzoni. A docência e a interdisciplinaridade: um desafio pedagógico. In: COLAÇO, Thaiz Luiza (org.) Aprendendo a ensinar o direito. Florianópolis: OAB-SC, 2006. p.98-117.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Maria Bernadete Saldanha Lopes, Leliana Fritz Siqueira Veronez (Autor)

Downloads

Não há dados estatísticos.