Análise da viabilidade de implantação da função de Assessor Técnico Administrativo I nas unidades universitárias da Unesp
Capa do Eixo 1 sobre Administração, Gestão e Liderança
PDF

Palavras-chave

Assessor técnico
Análise de viabilidade
Matriz SWOT
Extensão universitária

Categorias

Como Citar

SANTOS, Priscila de Oliveira dos; COSTA FILHO, Antonio Pereira da; OLIVEIRA, Giani Nascimento de; SILVA, Amanda Vieira Machado da; SCHUMACHER, Igor Rafael. Análise da viabilidade de implantação da função de Assessor Técnico Administrativo I nas unidades universitárias da Unesp. Congresso dos Profissionais das Universidades Estaduais de São Paulo, Campinas, SP, n. 2, p. e023155, 2023. DOI: 10.20396/conpuesp.2.2023.5086. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/conpuesp/article/view/5086. Acesso em: 20 maio. 2024.

Resumo

O objetivo desta pesquisa consistiu em realizar um diagnóstico visando à possível implantação da função de Assessor Técnico Administrativo I em todas as 34 Unidades Universitárias da Unesp, com base em uma análise SWOT. A necessidade dessa implantação surgiu durante o Fórum de Vice-diretores realizado em Assis, em 22 de julho de 2023, onde se destacou a carência de suporte especializado para as atividades de extensão. A pesquisa foi conduzida considerando os impactos positivos que a implementação dessa função e seus resultados podem trazer para as unidades, além de levar em consideração a valorização da carreira e as perspectivas de crescimento dos assessores. Para isso, foi elaborada uma Matriz SWOT, que avaliou as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Entre as fraquezas identificadas, destacam-se a incerteza quanto aos recursos disponíveis e a necessidade de uma atuação especializada. Já entre os pontos fortes, destaca-se a disponibilidade de profissionais com perfil técnico para atuação imediata nas Unidades. No que diz respeito às oportunidades, identificou-se a demanda para atuação especializada nas áreas de extensão, conforme apresentado no Fórum de Vice-diretores. Quanto às ameaças, observou-se que as mudanças propostas na Reforma Tributária podem afetar os recursos destinados à Universidade. Além disso, a elaboração da Matriz levou em consideração referências legais, organizacionais, culturais e financeiras que sustentam a viabilidade da implantação da função de Assessor Técnico Administrativo I nas Unidades Universitárias. Concluiu-se que os benefícios dessa implantação superam os custos orçamentários, especialmente no tocante aos ganhos relacionados às atividades de Extensão da Unesp.

https://doi.org/10.20396/conpuesp.2.2023.5086
PDF

Referências

BIONDI, Mariana Soares (org.). CGP Coordenadoria de Gestão de Pessoas. Disponível em: https://www2.unesp.br/portal#!/crh/perfil-ocupacional. Acesso em: 25 abr. 2023.

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA "JÚLIO DE MESQUITA FILHO". Reitor. RESOLUÇÃO UNESP Nº 70, DE 27 DE NOVEMBRO DE 2008. Dispõe sobre o Plano de Carreira e Sistema Retribuitório para os servidores técnicos e administrativos autárquicos, das classes que especifica, da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP, revoga disposições em contrário e dá providências correlatas. São Paulo, 2008. Disponível em: https://sistemas.unesp.br/legislacao-web/. Acesso em: 24 ago. 2023.

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA "JÚLIO DE MESQUITA FILHO". Vice-Reitor no exercício da Reitoria. RESOLUÇÃO UNESP Nº 32, DE 28 DE JULHO DE 2011. Dispõe sobre o Plano de Carreira e Sistema Retribuitório para os servidores técnicos e administrativos regidos pelos regimes jurídico autárquico e CLT, das classes que especifica, da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" – UNESP, revoga disposições em contrário e dá providências correlatas. São Paulo, 2011. Disponível em: https://sistemas.unesp.br/legislacao-web/. Acesso em: 24 ago. 2023.

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA "JÚLIO DE MESQUITA FILHO". Reitor. RESOLUÇÃO UNESP Nº 01, DE 03 DE JANEIRO DE 2022. Inclui e altera dispositivos na Resolução Unesp 32, de 28-7-2011. São Paulo, 2022. Disponível em: https://sistemas.unesp.br/legislacao-web/. Acesso em: 24 ago. 2023.

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA "JÚLIO DE MESQUITA FILHO". Reitor. RESOLUÇÃO UNESP Nº 48, DE 26 DE MAIO DE 2023. Altera, inclui e suprime dispositivos da Resolução Unesp 32, de 28-7-2011. São Paulo, 2023. Disponível em: https://sistemas.unesp.br/legislacao-web/. Acesso em: 24 ago. 2023.

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA "JÚLIO DE MESQUITA FILHO". Reitor. RESOLUÇÃO UNESP Nº 69, DE 01 DE DEZEMBRO DE 2022. Dispõe sobre o Regimento Geral da Extensão Universitária e Cultura na Unesp. São Paulo, 2022. Disponível em: https://sistemas.unesp.br/legislacao-web/. Acesso em: 24 ago. 2023.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Priscila de Oliveira dos Santos, Antonio Pereira da Costa Filho, Giani Nascimento de Oliveira, Amanda Vieira Machado da Silva, Igor Rafael Schumacher (Autor)

Downloads

Não há dados estatísticos.