Resumo
Introdução: O projeto foi submetido e contemplado através do 4o Edital do “Programa para Estímulo de Projetos Estratégicos” lançado pela Diretoria da Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp. Objetivo: A proposta objetivou a adequação física da Sala de Convivência da Faculdade e a construção de um espaço de interação e troca de saberes entre os servidores, que cooperassem com o seu desenvolvimento pessoal e profissional. Metodologia: As ações foram definidas em três eixos: Gerenciamento do Projeto, Adequação do Espaço Físico e Realização dos Encontros Bimestrais. Foram realizados seis encontros ao longo do ano de 2019, sobre temas de interesse dos servidores da faculdade: “Trabalho: com ou sem dor?”; “Comunicação não violenta”; “O que nos impede de melhorar nossos hábitos alimentares?”; “Como anda seu sono?”, “Nos tempos de festas na Faculdade: considerações sobre o lazer” e “Segurança na Internet”. Foram utilizados os recursos obtidos através do edital para a realização das mudanças na sala de convivência, a fim de proporcionar um espaço mais acolhedor e adequado aos servidores. Resultados: Ao final do projeto, foi aplicada uma pesquisa com os servidores da unidade, a fim de obter suas percepções sobre as adequações e encontros realizados, sendo a maior parte das respostas recebidas positivas. Conclusão: O ambiente físico adequado e o incentivo ao debate e ao compartilhamento através dos encontros, pode proporcionar maior integração entre a comunidade interna e facilitar o acesso ao conhecimento construído dentro da Universidade, a partir dos temas relacionados às áreas de pesquisa e conhecimento dos docentes participantes.
Referências
GONÇALVES, Aguinaldo. GUTIERREZ, Gustavo Luis. VILARTA, Roberto. (orgs). Gestão da Qualidade de Vida na Empresa. Campinas: IPES Editorial, 2005.
LIMONGI-FRANÇA, Ana Cristina. Psicologia no Trabalho: psicossomática, valores e práticas organizacionais. São Paulo: Saraiva, 2008.
LIPP, Marilda (org.) O Stress no Brasil: pesquisas avançadas. São Paulo: Papirus, 2004.
MASCARENHAS, André Ofenhejm. Gestão Estratégica de Pessoas: evolução, teoria e crítica. São Paulo: Cengage Learning, 2008.
PANTOJA, Maria Júlia. Gestão de Pessoas: bases teóricas e experiências no setor público. Brasília: ENAP, 2010.
Project Management Institute [PMI]. Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de
Projetos (PMBOK), São Paulo: Saraiva, 2013.
VERGARA, Syvia Constant. Gestão de Pessoas. São Paulo: Atlas, 2013.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2023 Mariella Chiquino Monteiro Moraes Bertiz, Ana Paula Rodrigues de Jesus Lavoura (Autor)