Programa “NIPE bem-estar”
Capa do Eixo 3, sobre Diversidade, Inclusão e Pertencimento
PDF

Palavras-chave

Bem-estar
Qualidade de vida
Ambiente de trabalho

Categorias

Como Citar

PEDROZ, Rosangela; MORAES, Bruna de Souza. Programa “NIPE bem-estar”: Programa de bem-estar no ambiente de trabalho. Congresso dos Profissionais das Universidades Estaduais de São Paulo, Campinas, SP, n. 2, p. e023066, 2023. DOI: 10.20396/conpuesp.2.2023.5080. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/conpuesp/article/view/5080. Acesso em: 26 maio. 2024.

Resumo

Introdução/Objetivo: O Programa “NIPE bem-estar” busca gerar um ambiente de trabalho que proporcione bem-estar, trazendo a motivação e a disposição de seus colaboradores, criando um ambiente motivador e participativo. O projeto propõe o oferecimento de atividades lúdicas, culturais, físicas ou educativas. É proposta maior integração dentro do ambiente de trabalho, visando trazer momentos de descontração, reflexões e autocuidado. Metodologia: A metodologia está baseada em oficinas temáticas que são desenvolvidas atividades que contemplam temas diversificados voltados para a autocuidado, finanças, reflexão sobre o trabalho, dança circular, relaxamento físico e mental, e etc. O programa busca parcerias com profissionais facilitadores e voluntários da própria Universidade. Resultados: Entre os principais resultados destacam-se: i) Dr. Rogério Terra do Espírito Santo apresentando a automassagem que promove o bem-estar físico, mental e emocional; ii) Finanças pessoais e imagem com a facilitadora Rosângela Pedroz; iii) Reflexão - eu e o trabalho: importância do autoconhecimento por meio de uma reflexão na metodologia Pathwork pela facilitadora Maria Cimélia Garcia; iv) Dança circular aplicada pela enfermeira Maria Cristina Stolf; v) Relaxamento físico e mental, através da meditação guiada, apresentada pelo Dr. Rogério Terra do Espírito Santo. Conclusão: Nesse período de implantação do programa foi possível desenvolver diversas atividades e atingir um público de 7 áreas da Universidade. Demonstrando que o projeto vem atingindo seu objetivo. O retorno positivo dos participantes e o aumento da adesão, demonstram o sucesso do projeto e indicando a sua continuidade, bem como a necessidade de ampliação do público a ser atingido.

 

https://doi.org/10.20396/conpuesp.2.2023.5080
PDF

Referências

CHIAVENATO, IDALBERTO. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 4.ed. Barueri, SP: Manole, 2014.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Rosangela Pedroz, Bruna de Souza Moraes (Autor)

Downloads

Não há dados estatísticos.