Controle remoto universal MQTT para ar-condicionado
Capa do Eixo 2 sobre Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação
PDF

Palavras-chave

MQTT
ESP-32
Ar-condicionado
Infravermelho
IoT - Internet of Things

Categorias

Como Citar

MORAIS, Leandro. Controle remoto universal MQTT para ar-condicionado. Congresso dos Profissionais das Universidades Estaduais de São Paulo, Campinas, SP, n. 2, p. e023139, 2023. DOI: 10.20396/conpuesp.2.2023.5062. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/conpuesp/article/view/5062. Acesso em: 19 maio. 2024.

Resumo

Introdução: Com o uso crescente dos aparelhos de ar-condicionado é comum encontrarmos locais que possuam mais de um aparelho instalado. A configuração de cada um deles é feita sequencialmente, utilizando um controle remoto infravermelho, contudo, caso o ambiente tenha vários aparelhos e o usuário se esqueça de ligá-los antes das pessoas chegarem, isso pode gerar um desconforto, pois a temperatura vai demorar mais para chegar ao valor desejado. Objetivo: Este trabalho tem como objetivo, o desenvolvimento de um protótipo para adicionar mais uma funcionalidade ao controle remoto infravermelho, tornando-o um dispositivo de IoT - Internet of Things, para que ele possa se conectar a outros dispositivos utilizando o protocolo MQTT - Message Queue Telemetry Transport. Metodologia: Por questões de segurança, foi instalado um Broker MQTT Mosquitto local, responsável por gerenciar a troca de informações entre os dispositivos usando o protocolo TLS - Transport Layer Security. O firmware foi desenvolvido baseado no freeRTOS, um Sistema Operacional de Tempo Real - RTOS e de código aberto, utilizando o programa VsCode como IDE e editor de códigos.Foi montado um protótipo utilizando os programas MQTTBox e MQTT Explorer, que permite criar clientes MQTT para publicar ou se inscrever em tópicos. Uma vez que o protocolo de comunicação com o ar-condicionado foi identificado, uma série de comandos foi enviada para testar as principais funções do aparelho. Conclusão: O protótipo funcionou de acordo com o esperado e foi testado se comunicando com vários modelos de ar-condicionado.

https://doi.org/10.20396/conpuesp.2.2023.5062
PDF

Referências

MQTT community. Disponível em: https://github.com/mqtt/mqtt.org/wiki. Acesso em: 06 out. 2023.

FREERTOS - Real-time operating system for microcontrollers. Disponível em: https://www.freertos.org/. Acesso em: 06 out. 2023.

PASCHOALINO, Rachel. Redes Wi-Fi para IoT na Unicamp. Campinas-Sp: Centro de Computação da Unicamp, 2018.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Leandro Morais (Autor)

Downloads

Não há dados estatísticos.