Resumo
Introdução: O projeto "Sistema Informatizado para registro e gerenciamento de Projetos, Programas e Atividades de extensão da FCA/Unicamp" busca aprimorar a gestão e o controle dos programas e projetos de extensão na FCA, padronizando informações, eliminando documentos avulsos e simplificando a tramitação. Está em consonância com os princípios de Balbachevsky e Schwartzman (2011) e de Gavira, Gimenez e Bonacelli (2020). Além disso, permite emissão de pareceres, cobrança de relatórios e facilita o levantamento de dados. Objetivo: Este projeto visa gerenciar eficazmente os programas e projetos de extensão na FCA, garantindo sua formalização, participação de docentes, funcionários e discentes, contribuindo para a inserção social da Universidade e apoiando a curricularização da extensão. Metodologia: Desenvolvido em colaboração com áreas de Tecnologia da Informação, Diretoria de Pesquisa e Extensão, Coordenação de Extensão e outros órgãos da FCA, o sistema foi implantado, oferecendo uma interface amigável para registro e tramitação de atividades de extensão. Resultados: Desde a implantação, vários programas e projetos foram formalizados, eliminando documentos avulsos, melhorando a comunicação e facilitando o levantamento de dados. Além disso, reduziu significativamente o tempo gasto nas atividades, eliminando etapas burocráticas. Conclusão: Este projeto demonstra eficácia na melhoria dos processos de extensão na FCA, reduzindo custos operacionais e economizando tempo, beneficiando tanto a graduação quanto a pós-graduação. É replicável em outras unidades da Universidade e em instituições que desejam implementar um sistema de registro de projetos de extensão, representando um passo importante para a modernização e eficiência na gestão da extensão universitária.
Referências
GAVIRA, Muriel de Oliveira; GIMENEZ, Ana Maria Nunes; BONACELLI, Maria Beatriz Machado. Proposta de um sistema de avaliação da integração ensino e extensão: um guia para universidades públicas brasileiras. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), [S.L.], v. 25, n. 2, p. 395-415, ago. 2020. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s1414-4077/s1414-40772020000200009.
BALBACHEVSKY, Elizabeth; SCHWARTZMAN, Simon. Brazil: diverse experiences in institutional governance in the public and private sectors. Changing Governance And Management In Higher Education, [S.L.], p. 35-56, 2011. Springer Netherlands. http://dx.doi.org/10.1007/978-94-007-1140-2_3.
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Copyright (c) 2023 Evandro José Pereira Ferrero, Felipe Rosa Serpeloni, Danilo Rodrigues Pereira, Renan Cermaria Bressan (Autor)