Escola de Educação Corporativa da UNICAMP:
Capa do Eixo 2 sobre Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação
PDF

Palavras-chave

Gestão do conhecimento
Escola corporativa
Bibliotecas digitais
Produção científica
Produção técnica-administrativa

Categorias

Como Citar

MARTINS, Valéria dos Santos Gouveia; LINS, Edison Cardoso; PRANDI FILHO, Renato. Escola de Educação Corporativa da UNICAMP:: iniciativas de inovação na gestão do conhecimento. Congresso dos Profissionais das Universidades Estaduais de São Paulo, Campinas, SP, n. 2, p. e023141, 2023. DOI: 10.20396/conpuesp.2.2023.5041. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/conpuesp/article/view/5041. Acesso em: 20 maio. 2024.

Resumo

Introdução: Os valores e as mudanças institucionais são consolidados a partir do conhecimento que a organização produz, seja esse conhecimento científico, técnico ou administrativo. Resgatar esses valores para o serviço público implica em reconhecer que os servidores, técnicos e administrativos produzem e constroem conhecimento e tem inciativas na criação de conteúdos relevantes para que tragam aprendizado. A dinâmica de criação do conhecimento na organização é veloz, em razão de diversos fatores de melhoria e inovação no âmbito público. Objetivos: Este projeto tem como objetivo geral criar mecanismos de captura, seleção, organização e disseminação deste conhecimento produzido. Os objetivos específicos são: identificar os conteúdos de conhecimento produzidos na organização; identificar ou criar TICs; elaborar redes de comunicação e melhores práticas; implementar o projeto. Metodologia: A metodologia para o desenvolvimento do projeto foi o método exploratório, descritivo com vistas à curadoria e fontes dos conteúdos produzidos pelos Funcionários PAEPE. Resultados: Como resultados preliminares, temos a criação de uma área na Escola de Educação Corporativa da Unicamp (EDUCORP), “Academia de Publicações”; a disponibilização de materiais pedagógicos na biblioteca digital da Unicamp; os projetos provenientes do Prêmio PAEPE; o resgate da Revista Saberes Universitários; a consolidação do status da EDUCORP como Editora. Conclusão: Quando o conhecimento organizacional é reunido e organizado em veículos de comunicação institucionais, visando a gestão da informação, o acesso e disseminação, a espiral da construção do conhecimento se estabelece naturalmente, trazendo como resultados o processo de aprendizado para toda a organização.

https://doi.org/10.20396/conpuesp.2.2023.5041
PDF

Referências

PACHECO, Regina Silvia. Escolas de governo como centros de excelência em gestão pública: a perspectiva da enap ? brasil. Revista do Serviço Público, [S.L.], v. 53, n. 1, p. 75-88, 21 fev. 2014. Escola Nacional de Administracao Publica (ENAP). http://dx.doi.org/10.21874/rsp.v53i1.280.

REIS, Germano Glufke; SILVA, Leilianne Michelle Trindade da; EBOLI, Marisa Pereira. A prática reflexiva e suas contribuições para a educação corporativa. REGE, São Paulo, Brasil, v. 17, n. 4, p. 403-419, out./dez. 2010.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Valéria dos Santos Gouveia Martins, Edison Cardoso Lins, Renato Prandi Filho (Autor)

Downloads

Não há dados estatísticos.