Escola de Educação Corporativa da UNICAMP:
Capa do Eixo 2 sobre Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação
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Palavras-chave

Gestão do conhecimento
Escola corporativa
Bibliotecas digitais
Produção científica
Produção técnica-administrativa

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Como Citar

MARTINS, Valéria dos Santos Gouveia; LINS, Edison Cardoso; PRANDI FILHO, Renato. Escola de Educação Corporativa da UNICAMP:: iniciativas de inovação na gestão do conhecimento. Congresso dos Profissionais das Universidades Estaduais de São Paulo, Campinas, SP, n. 2, p. e023141, 2023. DOI: 10.20396/conpuesp.2.2023.5041. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/conpuesp/article/view/5041. Acesso em: 3 maio. 2024.

Resumo

Introdução: Os valores e as mudanças institucionais são consolidados a partir do conhecimento que a organização produz, seja esse conhecimento científico, técnico ou administrativo. Resgatar esses valores para o serviço público implica em reconhecer que os servidores, técnicos e administrativos produzem e constroem conhecimento e tem inciativas na criação de conteúdos relevantes para que tragam aprendizado. A dinâmica de criação do conhecimento na organização é veloz, em razão de diversos fatores de melhoria e inovação no âmbito público. Objetivos: Este projeto tem como objetivo geral criar mecanismos de captura, seleção, organização e disseminação deste conhecimento produzido. Os objetivos específicos são: identificar os conteúdos de conhecimento produzidos na organização; identificar ou criar TICs; elaborar redes de comunicação e melhores práticas; implementar o projeto. Metodologia: A metodologia para o desenvolvimento do projeto foi o método exploratório, descritivo com vistas à curadoria e fontes dos conteúdos produzidos pelos Funcionários PAEPE. Resultados: Como resultados preliminares, temos a criação de uma área na Escola de Educação Corporativa da Unicamp (EDUCORP), “Academia de Publicações”; a disponibilização de materiais pedagógicos na biblioteca digital da Unicamp; os projetos provenientes do Prêmio PAEPE; o resgate da Revista Saberes Universitários; a consolidação do status da EDUCORP como Editora. Conclusão: Quando o conhecimento organizacional é reunido e organizado em veículos de comunicação institucionais, visando a gestão da informação, o acesso e disseminação, a espiral da construção do conhecimento se estabelece naturalmente, trazendo como resultados o processo de aprendizado para toda a organização.

https://doi.org/10.20396/conpuesp.2.2023.5041
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Referências

PACHECO, Regina Silvia. Escolas de governo como centros de excelência em gestão pública: a perspectiva da enap ? brasil. Revista do Serviço Público, [S.L.], v. 53, n. 1, p. 75-88, 21 fev. 2014. Escola Nacional de Administracao Publica (ENAP). http://dx.doi.org/10.21874/rsp.v53i1.280.

REIS, Germano Glufke; SILVA, Leilianne Michelle Trindade da; EBOLI, Marisa Pereira. A prática reflexiva e suas contribuições para a educação corporativa. REGE, São Paulo, Brasil, v. 17, n. 4, p. 403-419, out./dez. 2010.

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Copyright (c) 2023 Valéria dos Santos Gouveia Martins, Edison Cardoso Lins, Renato Prandi Filho (Autor)

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