Resumo
Introdução: O projeto ocorre na Turma da Criatividade (17 crianças entre 6 e 11 anos) no espaço de educação não formal no Programa de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente (Prodecad) da Divisão de Educação Infantil e Complementar (DEdIC) ligado à Diretoria Executiva de Ensino Pré-Universitário (DEEPU) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Objetivo: Proporcionar para esse grupo de crianças aspectos que tangem a acessibilidade da pessoa surda ou cega. Metodologia: As atividades ocorrem diariamente na rotina das crianças durante a permanência no Prodecad. São apresentados para as crianças alguns sinais da Língua de Sinais Brasileira (Libras) e código braille (decodificação tátil do alfabeto). Resultados: As rodas de conversa permitem às crianças a elaboração de aprendizados à sua maneira, assim como prevê a pedagogia da escuta, proposta como fundamento do trabalho na educação não formal. O projeto expandiu-se para diversos setores da Universidade. Pessoas que a dialogaram com as crianças e sobre a cultura surda e visuais e as adaptações sociais necessárias para as pessoas com deficiências auditivas e visuais. Conclusão: Certamente, o projeto é relevante porque apresenta às crianças sobre inclusão e acessibilidade. Esse trabalho pode ser uma inspiração para que outras instituições de educação tracem planos em prol de uma educação inclusiva. O “Falando com as Mãos!” é um exemplo, sem custo financeiro, de que o diálogo é um dos fundamentos para uma proposta de inclusão da diferença.
Referências
ANDRADE, Cyrce et al. Brinquedos e Brincadeiras: o fio da infância na trama do conhecimento. In: NICOLAU, Marieta Lúcia Machado; DIAS, Marina Célia Moraes. Oficinas de Sonho e Realidade: formação do educador da infância. 3. ed. Campinas: Papirus, 2007. Cap. 3. p. 37-74.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários para a prática educativa. 25. ed. Campinas: Paz e Terra, 2004. 144 p.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2023 Marcela Aparecida da Stamponi (Autor)