Resumo
Introdução: Em 2018, foi criado o Grupo Elza, formado por alunas, funcionárias e professoras do IMECC e tem como atribuição implementar mecanismos que proporcionem o fortalecimento dos vínculos sociais e profissionais, bem como propor diretrizes e ações para a prevenção e enfrentamento de casos de assédio que afetam a comunidade. Objetivo: Nosso grupo tem dois objetivos principais: discutir temas relacionados aos problemas cotidianos enfrentados pelas mulheres na nossa comunidade, combatendo situações de assédio moral e sexual; e a divulgação e promoção de eventos que incentivem a participação de mulheres na ciência. Metodologia: Foram utilizados os seguintes métodos: brainstorming com a comunidade do IMECC para levantar futuras ações e iniciativas; eleição de representantes de alunas, professoras e funcionárias; definição do nome do grupo; formalização de e-mail institucional, website e página no Instagram e Facebook. Resultados: Os resultados alcançados foram: Institucionalização do Grupo Elza, através da Portaria Interna IMECC nº 017/2018; criação de uma página; divulgação de eventos que promovam as mulheres na ciência; a criação do evento "Ciclo de Palestras do Grupo Elza", com a divulgação do trabalho científico de pesquisadoras, incentivando a carreira acadêmica na Universidade. Conclusão: Após a criação do Grupo Elza - Mulheres do IMECC, nos tornamos cada vez mais presentes dentro do Instituto, com a promoção de reuniões com a comunidade e com a divulgação de eventos que promovam as mulheres na ciência.
Referências
GRUPO ELZA. Grupo Elza - Mulheres do IMECC. 2023. Facebook: @GrupoElza. Disponível em: https://www.facebook.com/GrupoElza/. Acesso em: 29 set. 2023.
GRUPO ELZA. Grupo Elza – Mulheres do IMECC. 2023. Instagram: @grupoelza. Disponível em: https://www.instagram.com/grupoelza/. Acesso em: 29 set. 2023.
IMECC. Grupo Elza. Disponível em: https://www.ime.unicamp.br/~grupoelza/. Acesso em: 29 set. 2023.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2023 Beatriz Gabriela Nascimento (Autor)