Resumo
Introdução: A USP tem o desafio de discutir e formalizar estratégias para manutenção da qualidade em relação às universidades de classe mundial. O PE almeja aprendizagem organizacional e sinergia com processo de avaliação institucional. Objetivo: Delinear metodologia personalizada para universidade pública considerando stakeholders e a gestão por competências propondo um exercício coletivo de aprendizado organizacional, visando a corresponsabilidade na construção do processo. Metodologia: Partindo da metodologia participativa1 foi delineada metodologia personalizada para a USP. O método permitirá o diagnóstico do ambiente organizacional a partir das partes interessadas que serão transformadas em Objetivos Estratégicos para correlação com as competências da instituição e finalmente construção do Mapa Estratégico. Contará com etapas virtuais e presenciais. Resultados: O modelo participativo deu lugar à abordagem representativa, com sondagem dos valores da USP e dos interesses dos Stakeholders2 e visando a satisfação do atendimento destes interesses. Manual das dinâmicas e Sinótico Referencial para o embasamento das discussões e a estratégia logística configuram o produto até o momento. Conclusão: Nova metodologia personalizada para uma grande universidade pública é um desafio para gestores, bem como a expectativa de sua aplicação, consolidação do método e sinergia ao processo de avaliação institucional.
Referências
SOUTO-MAIOR Fo, J. Planeação Estratégica Comunicativa. João Pessoa: Editora UFPB, 2012.
FREEMAN, R. E. Strategic management: a stakeholder approach. Cambridge: Cambridge University Press, 1984.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2023 Kátia Christol dos Santos (Autor)