Resumo
Introdução: Com a pandemia, o aprender e o ensinar precisaram romper padrões e premissas e se reinventarem com novas estratégias, num curto espaço de tempo (Boto, 2020). Objetivo: Elaborar cursos remotos para profissionais de enfermagem, apresentar resultados das avaliações de reação e aquisição de conhecimento e demonstrar o crescimento de participação nos cursos na pandemia. Metodologia: Relato de experiência dos cursos remotos de 2019 a 2021 para profissionais de enfermagem de uma Universidade Pública, com Hospital Universitário. A equipe de gestão da Escola, enfermeiros e instrutores, elencou temas para o modo remoto e definiu o design instrucional. Foi criado formulário para avaliação de reação e aprendizagem (Kirkpatrick, 2016). Resultados: Em 2019, os cursos oferecidos na Escola eram 100% presenciais. Em 2020 após a declaração da pandemia, criou-se oito cursos remotos com participação de 500 profissionais de enfermagem. Em 2021, ampliou-se para treze cursos, contemplando 1119 profissionais de enfermagem. Um aumento de 1000% de 2019 para 2020 e de 30% de 2020 para 2021. O formato assíncrono possibilitou maior adesão do público-alvo. A nota média geral nos cursos foi 8,8 em 2020 e 9,1 em 2021. Quanto à satisfação com o formato remoto, a média foi 9,8 em 2020 e 9,6 em 2021. E a taxa de reprovação foi 0% e 10% , respectivamente em 2020 e 2021. Conclusão: A elaboração de cursos remotos mostrou resultados satisfatórios, e possibilitou desenvolvimento profissional da enfermagem diante da pandemia instalada, ampliando inclusive a participação de servidores que anteriormente não conseguiam estar nos cursos presenciais.
Referências
BOTO, C. A educação e a escola em tempos de coronavírus. Jornal da Universidade Estadual de São Paulo, 2020. Disponível em: https://jornal.usp.br/artigos/a-educacao-e-a-escola-em-tempos-de-coronavirus/. Acesso em: 04 de maio de 2020.
KIRKPATRICK, JD; KIRKPATRICK, WK. Four levels of training evaluation. ATD Press Editoral. United States of America; 2016.
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Copyright (c) 2023 Angélica Olivetto de Almeida, Mônica Rovigati, Matheus da Silva Marcheti Martins, Vanessa Abreu da Silva, Mariana de Jesus Meszaros (Autor)