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Desenvolvimento profissional de enfermagem durante a pandemia
Capa do Eixo 5, sobre Saúde e Qualidade de Vida
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Palavras-chave

Treinamento e desenvolvimento
Educação

Categorias

Como Citar

ALMEIDA, Angélica Olivetto de; ROVIGATI, Mônica; MARTINS, Matheus da Silva Marcheti; SILVA, Vanessa Abreu da; MESZAROS, Mariana de Jesus. Desenvolvimento profissional de enfermagem durante a pandemia : a experiência da elaboração de cursos remotos via escola corporativa. Congresso dos Profissionais das Universidades Estaduais de São Paulo, Campinas, SP, n. 2, p. e023123, 2023. DOI: 10.20396/conpuesp.2.2023.5012. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/conpuesp/article/view/5012. Acesso em: 4 dez. 2024.

Resumo

Introdução: Com a pandemia, o aprender e o ensinar precisaram romper padrões e premissas e se reinventarem com novas estratégias, num curto espaço de tempo (Boto, 2020). Objetivo: Elaborar cursos remotos para profissionais de enfermagem, apresentar resultados das avaliações de reação e aquisição de conhecimento e demonstrar o crescimento de participação nos cursos na pandemia. Metodologia: Relato de experiência dos cursos remotos de 2019 a 2021 para profissionais de enfermagem de uma Universidade Pública, com Hospital Universitário. A equipe de gestão da Escola, enfermeiros e instrutores, elencou temas para o modo remoto e definiu o design instrucional. Foi criado formulário para avaliação de reação e aprendizagem (Kirkpatrick, 2016). Resultados: Em 2019, os cursos oferecidos na Escola eram 100% presenciais. Em 2020 após a declaração da pandemia, criou-se oito cursos remotos com participação de 500 profissionais de enfermagem. Em 2021, ampliou-se para treze cursos, contemplando 1119 profissionais de enfermagem. Um aumento de 1000% de 2019 para 2020 e de 30% de 2020 para 2021. O formato assíncrono possibilitou maior adesão do público-alvo. A nota média geral nos cursos foi 8,8 em 2020 e 9,1 em 2021. Quanto à satisfação com o formato remoto, a média foi 9,8 em 2020 e 9,6 em 2021.  E a  taxa de reprovação foi 0%  e 10% , respectivamente em 2020 e 2021. Conclusão: A elaboração de cursos remotos mostrou resultados satisfatórios,  e possibilitou desenvolvimento profissional da enfermagem diante da pandemia instalada, ampliando inclusive a participação de servidores que anteriormente não conseguiam estar nos cursos presenciais.

https://doi.org/10.20396/conpuesp.2.2023.5012
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Referências

BOTO, C. A educação e a escola em tempos de coronavírus. Jornal da Universidade Estadual de São Paulo, 2020. Disponível em: https://jornal.usp.br/artigos/a-educacao-e-a-escola-em-tempos-de-coronavirus/. Acesso em: 04 de maio de 2020.

KIRKPATRICK, JD; KIRKPATRICK, WK. Four levels of training evaluation. ATD Press Editoral. United States of America; 2016.

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Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Angélica Olivetto de Almeida, Mônica Rovigati, Matheus da Silva Marcheti Martins, Vanessa Abreu da Silva, Mariana de Jesus Meszaros (Autor)

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