Implementação do Gerenciamento de Projetos de obras e reformas prediais da Faculdade de Ciências Médicas
Capa do Eixo 1, sobre Administração, Gestão e Liderança
PDF

Palavras-chave

Mapeamento de processo
Otimização de Processos
Padronização
Planejamento de entregas

Categorias

Como Citar

SANCASSANI, Thiago; DE ALMEIDA BIANCHINI, Bruna; MAURI GONZALEZ, Elaine; RACHED CAMPOS, Eneida; ARAÚJO COSTA, Guilherme; DIVINO PALHARES, Klésio; RAMALHEIRA GUARDADO, Maria José. Implementação do Gerenciamento de Projetos de obras e reformas prediais da Faculdade de Ciências Médicas: impactos na qualidade de vida da comunidade e no desempenho das atividades laborais. Congresso dos Profissionais das Universidades Estaduais de São Paulo, Campinas, SP, n. 2, p. e023121, 2023. DOI: 10.20396/conpuesp.2.2023.5001. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/conpuesp/article/view/5001. Acesso em: 30 maio. 2024.

Resumo

Introdução: Devido aos vários conflitos internos de procedimentos administrativos entre as áreas envolvidas na execução de obras e reformas, foi criado um Grupo de Trabalho para acompanhar o desenvolvimento dos projetos prioritários para a FCM, através da metodologia PMI - baseada no Guia PMBOK - Project Management Body of Knowledge. Objetivo: Assegurar ritmo de entregas na execução das obras e reformas da FCM para o desenvolvimento contínuo das áreas físicas dos 19 prédios e seus entornos; contribuir para a qualidade de vida da comunidade e para o desempenho das atividades laborais. Metodologia: Além de revisão de literatura, utilizamos de Reuniões mensais com a Diretoria/FCM, onde é solicitado feedback na intenção de verificar se as ações estão atendendo as necessidades, bem como o nível de satisfação dos usuários, sendo possível ajustar os detalhe enquanto os projetos estão acontecendo e não somente depois de concluídos. Resultados: Desde a instauração do GT (2022), mais de 27 melhorias já foram entregues à comunidade acadêmica da FCM, que passam por: criação de sala de avaliação para os estudantes, criação do PRATEA - Programa de Atenção aos transtornos do espectro do autismo, reforma de vários laboratórios, ampliação e modernização de salas de aula, pintura de salas de aula, entre outras. Conclusão: Concluímos que o projeto atendeu às expectativas imediatas da Diretoria/FCM. Trata-se de uma melhoria positiva, significativa e duradoura. Os resultados tem proporcionado aos usuários de nossos espaços um ambiente mais moderno e agradável de se estar e passar a maior parte de seu dia.

https://doi.org/10.20396/conpuesp.2.2023.5001
PDF

Referências

Guia PMBOK® 6a. ed. – EUA: Project Management Institute, 2017.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Thiago Sancassani, Bruna de Almeida Bianchini, Elaine Mauri Gonzalez, Eneida Rached Campos, Guilherme Araújo Costa, Klésio Divino Palhares, Maria José Ramalheira Guardado (Autor)

Downloads

Não há dados estatísticos.