Olhar interno - Mudança externa
Capa do Eixo 4 sobre Sustentabilidade
PDF

Palavras-chave

Sustentabilidade socioambiental
Desenvolvimento humano
Desenvolvimento social
Progresso coletivo
Atenção psicossocial
Bem-estar social

Categorias

Como Citar

MONTERREY-QUINTERO, Ednelí Soraya; NETTO, Arlindo Saran; ROSSIGNOLO, João Adriano. Olhar interno - Mudança externa: despertando o potencial interior para moldar o mundo exterior. Congresso dos Profissionais das Universidades Estaduais de São Paulo, Campinas, SP, n. 2, p. e023169, 2023. DOI: 10.20396/conpuesp.2.2023.4984. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/conpuesp/article/view/4984. Acesso em: 22 maio. 2024.

Resumo

Introdução: Este projeto de quatro anos visa explorar o desenvolvimento de potenciais humanos para a transformação coletiva. Objetivo: Utilizando o Modelo Rayid como ferramenta para o desenvolvimento pessoal e coletivo, busca promover uma mudança consciente e voluntária. Metodologia: Nos primeiros dois anos, os participantes se familiarizam com os conceitos e praticam o desenvolvimento pessoal, compartilhando esses conhecimentos em grupos locais. No terceiro ano, incentivam-se experiências piloto em comunidades, reservando o quarto ano para a publicação de resultados e expansão. A progressão segue uma sequência natural, começando com atributos internos, como empatia e foco, e avançando para habilidades externas, como liderança e distribuição sistêmica. Alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e Objetivos de Desenvolvimento Interior, o projeto aborda a necessidade de uma mudança interna para enfrentar desafios ambientais e sociais. Partindo da premissa de que o sucesso da transformação depende da condição interior do indivíduo, o projeto visa capacitar as pessoas a agirem de maneira consciente e compassiva em prol do bem-estar global.  Resultados: Encontra-se em fase experimental no Campus USP Fernando Costa, com 11 participantes, e está aberto a adesões em um espaço virtual. Busca catalisar uma transformação coletiva, promovendo uma cultura de responsabilidade e ação sustentável na comunidade da Universidade de São Paulo e além dela. Conclusão: Espera-se que os participantes desenvolvam uma compreensão mais profunda de suas estruturas internas, promovendo qualidades como empatia, clareza de propósito e liderança, o que pode levar a ações mais conscientes e alinhadas com as necessidades globais.

https://doi.org/10.20396/conpuesp.2.2023.4984
PDF

Referências

EKSKÄRET Foundation, The New Division, and 29k Foundation. The Inner Development Goals. 2020. Disponível em: www.innerdevelopmentgoals.org/. Acesso em: 11 set. 2023.

JOHNSON, Denny. Modelo Rayid. Disponível em: https://rayid.com/. Acesso em: 11 set. 2023.

JOHNSON, Denny. Modelo Rayid. Comunicações orais entre ago. 2018 até o presente momento.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Ednelí Soraya Monterrey-Quintero, Arlindo Saran Netto, João Adriano Rossignolo (Autor)

Downloads

Não há dados estatísticos.