Percepção de servidores técnico-administrativos sobre oportunidades de aprendizagens oferecidas pela Universidade
Capa do Eixo 1 sobre Administração, Gestão e Liderança
PDF

Palavras-chave

Treinamento e desenvolvimento
Levantamento de necessidades de treinamento
Escala de percepção de oportunidades de aprendizagem nas organizações
EPOA

Categorias

Como Citar

FRANCO, Décio Henrique; FRANCO, Valéria Alessandra Prado Defávari. Percepção de servidores técnico-administrativos sobre oportunidades de aprendizagens oferecidas pela Universidade. Congresso dos Profissionais das Universidades Estaduais de São Paulo, Campinas, SP, n. 2, p. e023172, 2023. DOI: 10.20396/conpuesp.2.2023.4975. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/conpuesp/article/view/4975. Acesso em: 22 maio. 2024.

Resumo

Introdução. A pesquisa levantou a percepção de servidores técnico-administrativos sobre oportunidades de aprendizagens oferecidas pela Universidade, através da aplicação do instrumento “Escala de Percepção de Oportunidades de Aprendizagem nas Organizações” [EPOA], com 13 questões. Objetivos. Foi compreender, numa amostra de funcionários de uma faculdade de ensino e pesquisa, da área de saúde, de uma universidade pública, localizada na região de Campinas, estado de São Paulo, a percepção deles quanto às oportunidades de aprendizagem oferecidas pela Universidade, após a aplicação da EPOA. Metodologia. Foi realizado pesquisa descritiva, transversal, em 2022, através de um questionário com 29 questões, que incluiu as 13 questões da EPOA, aplicado de forma virtual. Foram recebidos e aceitos 66 formulários que correspondem a 62,3% da população dos funcionários. Resultados. As médias da escala EPOA ficaram na faixa entre 4,1 e 7, em que a percepção de que a organização oferece oportunidades medianas de aprendizagem.  Conclusão. O perfil atual dos funcionários desta faculdade é de um grupo, na sua maioria, experiente em tempo de vida e também tempo de instituição, com alto nível de escolaridade e que foram agrupados em 4 áreas definidas pelo pesquisador. A percepção por parte dos funcionários quanto as oportunidades de aprendizagem oferecidas pela Universidade, após a aplicação da EPOA foi que apresentou em seus resultados um nível mediano de oportunidades de aprendizagem por parte destes funcionários.

https://doi.org/10.20396/conpuesp.2.2023.4975
PDF

Referências

CASTRO, P.M.R.; BORGES-ANDRADE, J.E. Identificação das necessidades de capacitação profissional: o caso dos assistentes administrativos da Universidade de Brasília. Revista de Administração da USP. v. 39, n. 1, p. 96–108, 2004.

FERREIRA, R.; ABBAD, G.S. Avaliação de necessidades de treinamento no trabalho: ensaio de um método prospectivo. Revista Psicologia Organizações e Trabalho. v. 14, n. 1, p. 01–17, 2014

MOURÃO, L.; ABBAD, G.S.; ZERBINI, T. Oportunidades de aprendizagem nas organizações. In: Siqueira, M.M.M. Novas medidas do comportamento organizacional. Ferramentas de diagnóstico e de gestão. Porto Alegre: Artmed, 2014.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Décio Henrique Franco, Valéria Alessandra Prado Defávari Franco (Autor)

Downloads

Não há dados estatísticos.