Resumo
Introdução: O projeto “Sábio Jardim” Jardim-Escola de Saberes Populares, Científicos e Ancestrais surgiu a partir da construção de um Jardim Medicinal no Espaço Cultural Casa do Lago da Unicamp, em 2022 e a realização de uma oficina de “Cultivo de Plantas Medicinais, Conhecimentos Ancestrais e Científicos”. Objetivo: Proporcionar aos participantes a troca de conhecimentos e experiências sobre a história dos fitoterápicos e o resgate dos saberes populares, ancestrais e científicos sobre o cultivo, utilização das plantas medicinais e seus recursos terapêuticos. Metodologia: Construção de canteiros medicinais proporcionou: pinturas em grafismos realizadas pelos indígenas; aulas teóricas e práticas: sobre a origem e uso de plantas medicinais; produção de mudas; utilização e preparações fitofarmacológicas a partir das espécies produzidas no jardim. Resultados: Disseminação dos conhecimentos e produção de hortas de plantas medicinais em diversos espaços públicos e domésticos. Resgate da ancestralidade dos povos originários nos costumes e uso das plantas medicinais, dos grafismos nos canteiros, na contação de histórias e várias expressões culturais e conhecimentos repassados de geração a geração. Conclusão: Muito apreciado pela comunidade, o jardim tem sido um espaço para visitação e sensibilização para alunos de outros cursos da Unicamp. A partir dessa iniciativa os alunos indígenas se vincularam aos projetos culturais da Casa do Lago da Unicamp e foram convidados para apresentar os seus trabalhos em outros espaços da Universidade ampliando a visibilidade de sua cultura ancestral.
Referências
MATEUS, F. Jardim medicinal recupera saberes ancestrais. Portal UNICAMP: Atualidades. 30 jun. 2022. Disponível em: https://www.unicamp.br/unicamp/noticias/2022/06/28/jardim-medicinal-recupera-saberes-ancestrais. Acesso em 22 nov. 2023.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS. Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. Oficina de Plantas Medicinais. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=eoEhAFzycK0&t=143s. Acesso em 22 nov. 2023.
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