Sábio Jardim
Capa do Eixo 3 sobre Diversidade, Inclusão e Pertencimento
PDF

Palavras-chave

Cultura
Saberes ancestrais
Indígenas

Categorias

Como Citar

BLASIO, Silvana Di; MARTINHAGO, Rosangela Galante. Sábio Jardim: Jardim-Escola de saberes populares, científicos e ancestrais. Congresso dos Profissionais das Universidades Estaduais de São Paulo, Campinas, SP, n. 2, p. e023179, 2023. DOI: 10.20396/conpuesp.2.2023.4964. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/conpuesp/article/view/4964. Acesso em: 26 maio. 2024.

Resumo

Introdução: O projeto “Sábio Jardim” Jardim-Escola de Saberes Populares, Científicos e Ancestrais surgiu a partir da construção de um Jardim Medicinal no Espaço Cultural Casa do Lago da Unicamp, em 2022 e a realização de uma oficina de “Cultivo de Plantas Medicinais, Conhecimentos Ancestrais e Científicos”. Objetivo: Proporcionar aos participantes a troca de conhecimentos e experiências sobre a história dos fitoterápicos e o resgate dos saberes populares, ancestrais e científicos sobre o cultivo, utilização das plantas medicinais e seus recursos terapêuticos. Metodologia: Construção de canteiros medicinais  proporcionou: pinturas em grafismos realizadas pelos indígenas; aulas teóricas e práticas: sobre a origem e uso de plantas medicinais; produção de mudas; utilização e preparações fitofarmacológicas a partir das espécies produzidas no jardim. Resultados: Disseminação dos conhecimentos e produção de hortas de plantas medicinais em diversos espaços públicos e domésticos. Resgate da ancestralidade dos povos originários nos costumes e uso das plantas medicinais, dos grafismos nos canteiros, na contação de histórias e várias expressões culturais e conhecimentos repassados de geração a geração. Conclusão:  Muito apreciado pela comunidade, o jardim tem sido um espaço para visitação e sensibilização para alunos de outros cursos da Unicamp. A partir dessa iniciativa os alunos indígenas se vincularam aos projetos culturais da Casa do Lago da Unicamp e foram convidados para apresentar os seus trabalhos em outros espaços da Universidade ampliando a visibilidade de sua cultura ancestral.

https://doi.org/10.20396/conpuesp.2.2023.4964
PDF

Referências

MATEUS, F. Jardim medicinal recupera saberes ancestrais. Portal UNICAMP: Atualidades. 30 jun. 2022. Disponível em: https://www.unicamp.br/unicamp/noticias/2022/06/28/jardim-medicinal-recupera-saberes-ancestrais. Acesso em 22 nov. 2023.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS. Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. Oficina de Plantas Medicinais. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=eoEhAFzycK0&t=143s. Acesso em 22 nov. 2023.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Silvana Di Blasio, Rosangela Galante Martinhago (Autor)

Downloads

Não há dados estatísticos.