Resumo
Introdução: A atuação das/os assistentes sociais no Ensino Superior é reconhecida no campo da garantia do acesso e da permanência na Universidade, mas não se restringe ao segmento estudantil e às abordagens individuais. Objetivo: Objetiva-se apresentar a amplitude do trabalho profissional das Assistentes Sociais no campus da USP de São Carlos. Metodologia. Trata-se de um relato de experiência subsidiado por pesquisa bibliográfica, documental e discutida numa perspectiva crítica-dialética. Resultados: O trabalho do Serviço Social neste campus foi implantado em 1982. Nestes 41 anos, notadamente possui destaque a colaboração e atuação na construção e implementação da política de assistência estudantil da Universidade. Contudo, podem-se elencar outros trabalhos desenvolvidos junto às famílias, servidores técnicos e administrativos, docentes, gestores da Universidade, profissionais das redes que compõem as demais políticas sociais, instâncias de controle social e aos movimentos sociais, internos e externos à Universidade. Há atuações direcionadas aos coletivos do campus (moradia estudantil, coletivo de mulheres), em núcleos de direitos humanos, conselhos de políticas públicas, e um trabalho articulador junto aos gestores locais da Universidade para construção de outras políticas de apoio, como a de um serviço de apoio psicossocial à comunidade universitária deste campus (Apoia USP) e colaborando com as Comissões de Inclusão e Pertencimento do campus. Conclusão: A atuação das assistentes sociais neste campus universitário preza pelo compromisso com os princípios ético-políticos que norteiam a profissão, e ainda que se reconheçam desafios e contradições importantes neste contexto, tem-se ampliado para as dimensões da garantia da gestão democrática e da qualidade da educação.
Referências
BRASIL. Decreto nº 7.234, de 19 de Julho de 2010. Institui o Programa Nacional de Assistência Estudantil. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-
/2010/Decreto/D7234.htm>. Acesso em: 18 set 2023
CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL. Subsídios para o debate do Serviço Social na educação. Grupo de Trabalho de Educação. Brasília: DF, 2011. Disponível em http://www.cfess.org.br/arquivos/BROCHURACFESS_SUBSIDIOS-AS-EDUCACAO.pdf . Acesso em 17 set 2023.
PREFEITURA DO CAMPUS USP DE SÃO CARLOS. SOBRE A PREFEITURA. Disponível em: http://www.puspsc.usp.br/. Acesso em: 18 set. 2023.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2023 Rosangela Fatima Auad Proença, Emanuela Pap da Silva (Autor)