Identificação e demarcação de caixas gerais subterrâneas no Âmbito predial geral do Campus de Ilha Solteira
Capa do Eixo 1, sobre Administração, Gestão e Liderança
PDF

Palavras-chave

Boas práticas
Predial
Manutenção
Otimização
Tempo

Categorias

Como Citar

FREITAS, Roberto; FREITAS, Eder; SANTANA, Silvano. Identificação e demarcação de caixas gerais subterrâneas no Âmbito predial geral do Campus de Ilha Solteira. Congresso dos Profissionais das Universidades Estaduais de São Paulo, Campinas, SP, n. 2, p. e023197, 2023. DOI: 10.20396/conpuesp.2.2023.4934. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/conpuesp/article/view/4934. Acesso em: 30 maio. 2024.

Resumo

Introdução: A identificação e posterior demarcação de caixas é um dos serviços de sinalização mais importantes em um edifício predial e tem status fundamental quando se trata de uma escola. O trabalho visa identificar caixas de esgoto, eletricidade e cabeamento de internet, com isso, os usuários têm uma orientação visual e imediata, importante para manutenção corretiva e até mesmo preventiva nos arredores. Objetivo: Transcrever a identificação e demarcação de caixas gerais no âmbito predial, Campus de Ilha Solteira. Desenvolvida por servidores da Seção de Conservação e Manutenção – (Unesp). Realizada para minimizar os riscos e melhor gerenciamento de tempo de execução dos trabalhos de manutenção.Metodologia: Consiste em mapear as caixas e identificar e o direcionamento da via de canalização. Posterior demarcação com tintas apropriadas. O estudo está sendo feito caso a caso, primeiro com o mapeamento, triagem e cadastramento, posteriormente identificação e a descrição em sua superfície (tampa). Resultados: Observam se favoráveis, com diminuição do tempo de execução, não necessitando dispor tempo extra para abrir e identificar a finalidade e orientação de sentido da canalização propiciando facilidade e tranquilidade para os profissionais envolvidos, com total de 82 caixas catalogadas e mapeadas, somente no complexo predial do Campus 1.Conclusão: O trabalho, foi idealizado a alguns anos e está sendo realizado a custo zero. Até o momento foram catalogadas 82 caixas somente no complexo predial do Campus 1 e o trabalho de sinalização e identificação para o manuseio em situações de manutenção futura está em andamento.

https://doi.org/10.20396/conpuesp.2.2023.4934
PDF

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (Brasil). Símbolos gráficos para instalações elétricas prediais: NBR 5444, Rio de Janeiro: ABNT, 1989 Disponível em:<https://www.abntcatalogo.com.br/default.aspx?O=1>. Acesso em: 8 setembro. 2023.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (Brasil). Representação de projetos de arquitetura: NBR 6492, Rio de Janeiro: ABNT, 1994.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS(Brasil). Projeto de estruturas de concreto – Procedimento: NBR 6118, Rio de Janeiro ABNT, 2014.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Roberto Freitas (Autor); Eder Freitas, Silvano Santana

Downloads

Não há dados estatísticos.