Resumo
Introdução: A identificação e posterior demarcação de caixas é um dos serviços de sinalização mais importantes em um edifício predial e tem status fundamental quando se trata de uma escola. O trabalho visa identificar caixas de esgoto, eletricidade e cabeamento de internet, com isso, os usuários têm uma orientação visual e imediata, importante para manutenção corretiva e até mesmo preventiva nos arredores. Objetivo: Transcrever a identificação e demarcação de caixas gerais no âmbito predial, Campus de Ilha Solteira. Desenvolvida por servidores da Seção de Conservação e Manutenção – (Unesp). Realizada para minimizar os riscos e melhor gerenciamento de tempo de execução dos trabalhos de manutenção.Metodologia: Consiste em mapear as caixas e identificar e o direcionamento da via de canalização. Posterior demarcação com tintas apropriadas. O estudo está sendo feito caso a caso, primeiro com o mapeamento, triagem e cadastramento, posteriormente identificação e a descrição em sua superfície (tampa). Resultados: Observam se favoráveis, com diminuição do tempo de execução, não necessitando dispor tempo extra para abrir e identificar a finalidade e orientação de sentido da canalização propiciando facilidade e tranquilidade para os profissionais envolvidos, com total de 82 caixas catalogadas e mapeadas, somente no complexo predial do Campus 1.Conclusão: O trabalho, foi idealizado a alguns anos e está sendo realizado a custo zero. Até o momento foram catalogadas 82 caixas somente no complexo predial do Campus 1 e o trabalho de sinalização e identificação para o manuseio em situações de manutenção futura está em andamento.
Referências
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (Brasil). Símbolos gráficos para instalações elétricas prediais: NBR 5444, Rio de Janeiro: ABNT, 1989 Disponível em:<https://www.abntcatalogo.com.br/default.aspx?O=1>. Acesso em: 8 setembro. 2023.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (Brasil). Representação de projetos de arquitetura: NBR 6492, Rio de Janeiro: ABNT, 1994.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS(Brasil). Projeto de estruturas de concreto – Procedimento: NBR 6118, Rio de Janeiro ABNT, 2014.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2023 Roberto Freitas (Autor); Eder Freitas, Silvano Santana