Contribuições do Design Gráfico inclusivo na concepção materiais de educação em saúde na Faculdade de Odontologia de Bauru –USP
Capa do Eixo 5, sobre Saúde e Qualidade de Vida
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Palavras-chave

Design gráfico inclusivo
Design da informação
Materiais gráficos inclusivos em saúde

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Como Citar

MEDINA, Camila; FERRARI, Deborah Viviane; DOMICIANO, Cassia Leticia Carrara. Contribuições do Design Gráfico inclusivo na concepção materiais de educação em saúde na Faculdade de Odontologia de Bauru –USP. Congresso dos Profissionais das Universidades Estaduais de São Paulo, Campinas, SP, n. 2, p. e023191, 2023. DOI: 10.20396/conpuesp.2.2023.4929. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/conpuesp/article/view/4929. Acesso em: 4 maio. 2024.

Resumo

Introdução:Materiais de educação em saúde são produtos gráficos de informação – digitais ou analógicos -  como tutoriais, cartilhas, livretos, manuais de instrução de tecnologias assistivas, etc. Quando elaborados com base em conceitos de Design Gráfico Inclusivo e considerando as características do público-alvo, podem se tornar importantes e fundamentais ferramentas de promoção a saúde e autocuidado. Por esse motivo, são frequentemente utilizados como aliados no processo de tratamento e prevenção, atuando como fonte de informação e consulta. No Campus USP de Bauru são produzidos diversos materiais dessa natureza destinados aos indivíduos assistidos pelos cursos de saúde nele instalados. Para tal, foram desenvolvidas diversas pesquisas no âmbito do design em saúde com equipes multidisciplinares. Objetivo:O objetivo desse trabalho é demonstrar as metodologias utilizadas para a concepção de materiais gráficos mais inclusivos na área da saúde e demonstrar alguns desses materiais utilizados no Campus USP Bauru. Metodologia:Para tal, conceitos que auxiliam a concepção de materiais gráficos de informação em saúde foram previamente levantados na literatura de acordo com os seguintes parâmetros: conteúdo, linguagem, organização, tipografia, layout, ilustração, estímulo à leitura e motivação e adequação cultural. Resultados:De acordo com tais parâmetros foram realizados diversos produtos gráficos voltados aos indivíduos e/ou seus familiares e cuidadores. Conclusão:Depreende-se, portanto, a importância da interface entre o Design e a área da saúde para a busca de soluções para a concepção de materiais gráficos inclusivos de promoção à saúde e que contribuam para a inclusão social do indivíduo com menor letramento funcional em saúde, idosos e/ou com alguma deficiência.

https://doi.org/10.20396/conpuesp.2.2023.4929
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Referências

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Copyright (c) 2023 Camila Medina, Deborah Viviane Ferrari, Cassia Leticia Carrara Domiciano (Autor)

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