Resumo
Introdução/Objetivo: Em 2018 foi realizado o I Fórum de Afroempreendedorismo do Instituto de Economia. O objetivo principal desse trabalho foi disseminar o movimento black money e o que ele representa para a comunidade negra. De acordo com reportagem do jornal Metrópole: “O movimento Black Money é pioneiro no Brasil e foi fundado por Nina Silva, que é especialista em Transformação Digital, escritora, mentora de negócios e considerada uma das 20 mulheres mais poderosas do Brasil. O movimento que tem ganhado força no país com a missão romper o contrassenso cruel entre o potencial de consumo e a falta de autonomia econômica da comunidade negra”. Metodologia: O evento contou com uma feira de afroempreendedores de Campinas e região onde os participantes do evento puderam identificar os modelos de negócio voltados exclusivamente para a comunidade negra e em contribuir para o fortalecimento dessas iniciativas a partir de necessidades específicas. Além da feira de afroempreendedores, tivemos uma oficina de confecção de bonecas Abayomi. Resultados: O projeto do evento I Fórum de Afroempreendedorismo do Instituto de Economia foi contemplado na categoria melhor projeto local pelo Instituto de Economia através do Prêmio PAPEPE 2022. Conclusão: A discussão sobre afroempreendedorismo é extremamente necessária a toda comunidade, principalmente no ambiente universitário onde estamos formando profissionais para atender o mercado de trabalho, onde poderão aplicar investimentos na área.
Referências
ANDRADE, Ranyelle. Entenda o que é o como funciona o movimento Black Money. Metrópoles. Disponível em: https://www.metropoles.com/vida-e-estilo/comportamento/entenda-o-que-e-o-como-funciona-o-movimento-black-money acesso em 13 set 2023.
Reportagem site do Instituto de Economia. I Fórum de Afroempreendedorismo no Instituto de Economia. Disponível em: https://www.eco.unicamp.br/instituto/50-anos/i-forum-de-afroempreendedorismo-no-instituto-de-economia. Acesso em 15 set 2023
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2023 Greisiane de Fatima Bento Silva (Autor)