I Fórum de Afroempreendedorismo do Instituto de Economia
Capa do Eixo 3 sobre Diversidade, Inclusão e Pertencimento
PDF

Palavras-chave

Economia
Negócios
Representatividade

Categorias

Como Citar

SILVA, Greisiane de Fatima Bento. I Fórum de Afroempreendedorismo do Instituto de Economia. Congresso dos Profissionais das Universidades Estaduais de São Paulo, Campinas, SP, n. 2, p. e023110, 2023. DOI: 10.20396/conpuesp.2.2023.4924. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/conpuesp/article/view/4924. Acesso em: 26 maio. 2024.

Resumo

Introdução/Objetivo: Em 2018 foi realizado o I Fórum de Afroempreendedorismo do Instituto de Economia. O objetivo principal desse trabalho foi disseminar o movimento black money e o que ele representa para a comunidade negra. De acordo com reportagem do jornal Metrópole: “O movimento Black Money é pioneiro no Brasil e foi fundado por Nina Silva, que é especialista em Transformação Digital, escritora, mentora de negócios e considerada uma das 20 mulheres mais poderosas do Brasil. O movimento que tem ganhado força no país com a missão romper o contrassenso cruel entre o potencial de consumo e a falta de autonomia econômica da comunidade negra”. Metodologia: O evento contou com uma feira de afroempreendedores de Campinas e região onde os participantes do evento puderam identificar os modelos de negócio voltados exclusivamente para a comunidade negra e em  contribuir para o fortalecimento dessas iniciativas a partir de necessidades específicas. Além da feira de afroempreendedores, tivemos uma oficina de confecção de bonecas Abayomi. Resultados: O projeto do evento I Fórum de Afroempreendedorismo do Instituto de Economia foi contemplado na categoria melhor projeto local pelo Instituto de Economia através do Prêmio PAPEPE 2022. Conclusão: A discussão sobre afroempreendedorismo é extremamente necessária a toda comunidade, principalmente no ambiente universitário onde estamos formando profissionais para atender o mercado de trabalho, onde poderão aplicar investimentos na área.

https://doi.org/10.20396/conpuesp.2.2023.4924
PDF

Referências

ANDRADE, Ranyelle. Entenda o que é o como funciona o movimento Black Money. Metrópoles. Disponível em: https://www.metropoles.com/vida-e-estilo/comportamento/entenda-o-que-e-o-como-funciona-o-movimento-black-money acesso em 13 set 2023.

Reportagem site do Instituto de Economia. I Fórum de Afroempreendedorismo no Instituto de Economia. Disponível em: https://www.eco.unicamp.br/instituto/50-anos/i-forum-de-afroempreendedorismo-no-instituto-de-economia. Acesso em 15 set 2023

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Greisiane de Fatima Bento Silva (Autor)

Downloads

Não há dados estatísticos.