A implantação de procedimentos operacionais padrão como ferramenta de melhoria de processos
Capa do Eixo 1, sobre Administração, Gestão e Liderança
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Palavras-chave

Padronização
Gestão da qualidade
Processos de trabalho

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Como Citar

COSTA, Grazielle Cristina Bozi. A implantação de procedimentos operacionais padrão como ferramenta de melhoria de processos: relato de experiência. Congresso dos Profissionais das Universidades Estaduais de São Paulo, Campinas, SP, n. 2, p. e023003, 2023. DOI: 10.20396/conpuesp.2.2023.4923. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/conpuesp/article/view/4923. Acesso em: 20 maio. 2024.

Resumo

Introdução: A administração pública se caracteriza, do ponto de vista dos procedimentos, pela vastidão de processos, pulverização de instâncias, regramentos internos específicos, e falta de parametrização de etapas.  Objetivo: Geral: Apresentar a experiência de elaboração e implementação de Procedimentos Operacionais padrão (POPs) em rotinas de trabalho da área acadêmica de uma Unidade de ensino da Universidade de São Paulo. Específicos:Discutir a importância da gestão qualidade em instituições públicas. Discutir a importância da padronização de procedimentos em rotinas de trabalho. Discutir a importância de manualização de rotinas de trabalho como ferramenta de gestão da qualidade e aprimoramento de processos. Metodologia: O presente trabalho é: de natureza aplicada, tendo sido realizado em setor administrativo, responsável por gerenciar e coordenar administrativamente as atividades acadêmicas de uma Unidade de Ensino da Universidade de São Paulo;de abordagem qualitativa; utilizando como procedimento técnico o Quadro 4Q1POC. Resultados: Foi proposto, elaborado e implementado POP para uma rotina importante da área acadêmica da Unidade de Ensino da Universidade de Paulo: Realização de concursos públicos para provimento de cargos de Professor Doutor. Conclusão:A elaboração e implementação de Procedimento Operacional Padrão para o processo Concurso Público para cargo de Professor Doutor em uma Unidade de Ensino da USP propiciou: organização, clareza, transparência das ações realizadas; integração de setores e trabalhadores; maior eficiência e qualidade do serviço realizado; registro e descrição de uma tarefa central na instância administrativa da Universidade; manualização de uma rotina importante.

https://doi.org/10.20396/conpuesp.2.2023.4923
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Copyright (c) 2023 Grazielle Cristina Bozi Costa (Autor)

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