Resumo
Introdução: A administração pública se caracteriza, do ponto de vista dos procedimentos, pela vastidão de processos, pulverização de instâncias, regramentos internos específicos, e falta de parametrização de etapas. Objetivo: Geral: Apresentar a experiência de elaboração e implementação de Procedimentos Operacionais padrão (POPs) em rotinas de trabalho da área acadêmica de uma Unidade de ensino da Universidade de São Paulo. Específicos:Discutir a importância da gestão qualidade em instituições públicas. Discutir a importância da padronização de procedimentos em rotinas de trabalho. Discutir a importância de manualização de rotinas de trabalho como ferramenta de gestão da qualidade e aprimoramento de processos. Metodologia: O presente trabalho é: de natureza aplicada, tendo sido realizado em setor administrativo, responsável por gerenciar e coordenar administrativamente as atividades acadêmicas de uma Unidade de Ensino da Universidade de São Paulo;de abordagem qualitativa; utilizando como procedimento técnico o Quadro 4Q1POC. Resultados: Foi proposto, elaborado e implementado POP para uma rotina importante da área acadêmica da Unidade de Ensino da Universidade de Paulo: Realização de concursos públicos para provimento de cargos de Professor Doutor. Conclusão:A elaboração e implementação de Procedimento Operacional Padrão para o processo Concurso Público para cargo de Professor Doutor em uma Unidade de Ensino da USP propiciou: organização, clareza, transparência das ações realizadas; integração de setores e trabalhadores; maior eficiência e qualidade do serviço realizado; registro e descrição de uma tarefa central na instância administrativa da Universidade; manualização de uma rotina importante.
Referências
BATISTA, F.F. Modelo de Gestão do Conhecimento para a Administração Pública Brasileira. Brasília: Ipea, 2012.
BRASIL. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Secretaria de Gestão. Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização –GESPÚBLICA; Instrumento Para Avaliação da Gestão Pública – Ciclo 2008-2009 – Brasília: MP, GESPÚBLICA, SEGES, Versão 2/2008.
FERREIRA, A. R. Análise e melhoria de processos / André Ribeiro Ferreira; revisão e adaptação Coordenação-Geral de Projetos de Capacitação. _ Brasília: ENAP/DDG, 2013. 106
FREITAS, G. L. Padronização de processos internos de uma empresa especializada em software livre. 2016. 105 f. Monografia (Graduação Bacharel em Administração) – Centro Universitário UNIVATES, Lajeado, 2016.
LUCINDA, M. A. Qualidade: fundamentos e práticas para cursos de graduação. 1ª ed. Rio de Janeiro/RJ: Brasport, 2010.
LUZ, R.S. Trabalho alienado em Marx: a base do capitalismo. Dissertação apresentada como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre pelo Programa de Pós- Graduação da Faculdade de Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2008.
MARTINS P. G, Laugeni F. P. Administração da produção. São Paulo: Saraiva; 1999.
ROCHA, N.V.S. Elaboração e implantação de Procedimentos Operacionais Padronizados – POP em empresas produtoras de alimentação coletiva. 2011. 22 p. Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2011. Disponível em: < http://www.sbrt.ibict.br/dossietecnico/
downloadsDT/NTY1NQ==
PERFEITO, A. O. Implantação de um procedimento operacional padrão para a Ouvidoria da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba. 2011. 39 pág. Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2011.
SCHMIDT, R. H.; PIERCE, P. D. Chapter 16 - The Use of Standard Operating Procedures (SOPs). Handbook of Hygiene Control in the Food Industry. p. 221-233, 2016.
TUCHMAN, B. W. The decline of quality. New York Times Magazine, p. 38- 41, nov. 1980.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2023 Grazielle Cristina Bozi Costa (Autor)