Resumo
Introdução: A educação brasileira está longe de se tornar uma referência quando o assunto é a pesquisa científica em materiais. A falta de laboratórios de ciências na escolas fazem com que os estudantes fiquem cada vez mais desmotivado com essa área do ensino. Obstante, laboratórios de pesquisas avançadas como a da Microscopia Eletrônica de Varredura - MEV estão mais distantes da realidade dos alunos do ensino médio por ser uma técnica de elevado custo e por envolver conceitos complexos. Objetivo: O presente trabalho teve como objetivo inserir os principais conceitos envolvidos na MEV para estudantes do ensino médio. Metodologia: O projeto está fundamentado nos princípios teórico/prático, no qual foi realizado um estudo teórico das analises morfológicas e quimicas de materiais através da técnica da MEV. Para tanto, levantamento bibliográficos foram feitos pelos alunos, sob orientação, com a finalidade de obter suporte teórico necessário. Além disso, foi dada aos alunos a oportunidade de presenciar a operação do microscópio na análise de um material. Resultados: Este trabalho traz resultados de ação junto a um grupo de alunos da escola média EEAMS, Selvíra – MS, por meio de um curso sobre a técnica de MEV. Além do aprendizado teórico envolvido na técnica, os alunos compararam a imagem obtida entre um microscópio óptico e um MEV. Conclusão: Foi possível demonstrar que é possível e viável que alunos de ensino médio aprendam técnicas avançadas de análises. Espera-se, como consequência, que o trabalho possa ter motivado e despertado o interesse dos alunos pela área de materiais.
Referências
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