Assessoramento e a evolução do secretário a assessor administrativo UNESP
Capa do Eixo 1 sobre Administração, Gestão e Liderança
PDF

Palavras-chave

Secretário
Assessor administrativo
Evolução profissional
UNESP

Categorias

Como Citar

TANACA, Aline; OLIVEIRA, Claudia Vanessa de; RISSATO, Daniela; VINHA, Lucia Ferreira Lima; BRANCALHÃO, Marcos Antonio; CAMARGO, Simone Barroso Corvino; CARVALO, Taís Helena Francischini de; PEREIRA, Tanisse Domingues; ARAGÃO, Cláudia Gomes. Assessoramento e a evolução do secretário a assessor administrativo UNESP: análise e comparação. Congresso dos Profissionais das Universidades Estaduais de São Paulo, Campinas, SP, n. 2, p. e023088, 2023. DOI: 10.20396/conpuesp.2.2023.4911. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/conpuesp/article/view/4911. Acesso em: 19 maio. 2024.

Resumo

Introdução: As organizações, sejam elas públicas ou privadas, vêm exigindo maior e melhor desempenho, formação e dedicação de seus colaboradores. No que se refere às instituições públicas, essas exigências impactam no perfil ocupacional de suas funções e cargos, demandando aprimoramentos e o desenvolvimento de novas competências pelos seus ocupantes. Objetivo: conceituar o assessoramento administrativo, analisou as mudanças que ocorreram na função de Secretário a Assessor Administrativo e elaborou um comparativo com a função de Assessor Técnico Administrativo. Metodologia: o método deste estudo foi a teoria qualitativa, através de pesquisa bibliográfica, com consultas a documentos e legislação da UNESP, livros e artigos acadêmico-científicos. Resultados: demonstrou-se que o conceito de Assessoramento é amplo e, às vezes, diverso. Além disso, observou-se as muitas mudanças na evolução de Secretário a Assessor Administrativo, considerando os novos cenários decorrentes dos avanços tecnológicos, implantação de sistemas informatizados, aumento de atividades administrativas complexas, o que levou à progressão de um perfil puramente operacional para um gerencial, bem como a necessidade contínua de adquirir novos conhecimentos, habilidades e atitudes. Conclusão: Essa pesquisa mostrou: 1) a descrição da função de Assessor Administrativo precisa ser modernizada; 2) a função de Assessor Administrativo e Assessor Técnico-administrativo são incompatíveis e 3) sugere-se a constituição de um Grupo de Trabalho para examinar e propor alterações na descrição da função dos Assessores Administrativos, quanto à escolaridade e igualar os valores de gratificação de representação entre os Assessores Administrativos I e II.

https://doi.org/10.20396/conpuesp.2.2023.4911
PDF

Referências

ARAGÃO, C. Palestra Conceituação de assessoramento e de práticas relativas à função. In: COORDENADORIA DE GESTAO DE PESSOAS; GRUPO DE APOIO AO ENCONTRO DE SECRETÁRIOS DA UNESP. O papel profissional do assessor administrativo: aperfeiçoamento de práticas. São Paulo, 2023.

CHIAVENATO, I. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

UNESP. Resolução UNESP nº 37, de 18 de junho de 1998. São Paulo: Unesp, 1998. Disponível em: https://www.ibilce.unesp.br/Home/Administracao456/RH/res_unesp_37_1998.pdf. Acesso em: 05 ago. 2023.

UNESP. Resolução UNESP nº 26, de 31 de março de 2000. São Paulo: Unesp, 2000. Disponível em: https://www.ibilce.unesp.br/Home/Administracao456/RH/res_unesp_26_2000.pdf. Acesso em: 05 ago. 2023.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Aline Tanaca, Claudia Vanessa de Oliveira, Daniela Rissato, Lucia Ferreira Lima Vinha, Marcos Antonio Brancalhão, Simone Barroso Corvino Camargo, Taís Helena Francischini de Carvalo, Tanisse Domingues Pereira, Cláudia Gomes Aragão (Autor)

Downloads

Não há dados estatísticos.