Ouvidoria da UNESP
Capa do Eixo 3 sobre Diversidade, Inclusão e Pertencimento
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Palavras-chave

Universidade
Ouvidoria
Acolhimento
Inclusão
Pertencimento

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Como Citar

SOUSA, Thiago Luiz de; AMARAL, Guilherme do. Ouvidoria da UNESP: reflexões a partir do paradigma de acolhimento. Congresso dos Profissionais das Universidades Estaduais de São Paulo, Campinas, SP, n. 2, p. e023087, 2023. DOI: 10.20396/conpuesp.2.2023.4906. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/conpuesp/article/view/4906. Acesso em: 4 maio. 2024.

Resumo

Introdução:  Para além de ser um instrumento de garantia de direitos, a Ouvidoria da Unesp tem aprofundado seu trabalho sob o horizonte do acolhimento, o que permite que pensemos a ouvidoria sob o paradigma da tradução, que é pensado na filosofia de Paul Ricoeur (2011) como a de um sujeito que acolhe outrem a sua maneira, cada qual com seu próprio mundo do texto. Objetivo: Analisar e refletir sobre o paradigma de trabalho da Ouvidoria da Unesp a partir da criação do Acolhe Unesp. Metodologia:  Buscamos refletir sobre a atuação da ouvidoria a partir de três paradigmas: (a) a de um jogador de futebol que joga por dois times (FERREIRA; SANTOS, 2011); (b) de um apagador de incêndios; e (c) de um tradutor, que busca expressar em sua própria língua o mundo do texto de um autor estrangeiro. Resultados: Vinculado a Ouvidoria da Unesp, o Acolhe Unesp já apresenta pontos significantes deste “novo” paradigma, como diversos canais de atendimento, um mapeamento dos centros de atendimento para vítimas de violência em todos os munícipios onde a Unesp está presente, formação para todas as equipes de saúdes, formação dos ouvidores locais, disponibilização de diversos guias e protocolos, voltados para diversas situações. Conclusão: A Ouvidoria encontra na defesa do cidadão e dos seus direitos básicos sua razão de ser e sua contribuição para o órgão, uma vez que, para além do acolhimento, seus apontamentos são fontes essenciais em uma gestão de processos que se guia pela missão, visão e valores da Universidade.

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https://doi.org/10.20396/conpuesp.2.2023.4906
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Referências

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