Planejamento estratégico
Capa do Eixo 1 sobre Administração, Gestão e Liderança
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Palavras-chave

Universidade
Gestão
Metodologia
Planejamento

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Como Citar

LORENZETTI, Myrian Cristina de Freitas; FERRI, Émerson José; PHAIFFER, Marcelo; SERAFIM, Milena Pavan; LORENZETTI, Gláucia Beatriz de Freitas; CARVALHO, Teresa Helena Portela Freire de. Planejamento estratégico : metodologia GePlanes e aplicações. Congresso dos Profissionais das Universidades Estaduais de São Paulo, Campinas, SP, n. 2, p. e023137, 2023. DOI: 10.20396/conpuesp.2.2023.4898. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/conpuesp/article/view/4898. Acesso em: 3 maio. 2024.

Resumo

Introdução:. A partir dos anos 2000, o Planejamento Estratégico na Universidade criou Grupos de Trabalho que atuaram na implementação e adequação metodológica até a atualidade. Objetivo: Adotar esta Metodologia de Planejamento Estratégico nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e administração da Universidade, para fomentar a qualidade da gestão na Universidade Pública. Metodologia: O Grupo de Trabalho com 5 facilitadores, funcionários de diversas áreas da Universidade, realiza oficinas para o Planejamento Estratégico das Unidades de Ensino, Órgãos da administração e o planejamento geral da Universidade com participantes membros do CONSU, Coordenadores Docentes e Administrativos da Universidade. O Ciclo do Planejamento Estratégico atual utiliza ferramentas de Gestão Pública (ref.3) e PDIA (Problem Driven Iterative Adaptation) (ref.4) e se divide em 5 etapas:  Identidade organizacional- Missão, Visão, Princípios e Valores; Diagnóstico: análise dos ambientes interno e externo da área, com o auxílio da Avaliação Institucional;  Objetivos Estratégicos- definição e priorização; Indicadores e Metas para os objetivos estratégicos; Projetos Estratégicos: desdobramento dos Objetivos, definição das ações, cronograma e métricas. Resultados: 12 Oficinas realizadas de modo presencial e virtual, com 11 Unidades de Ensino e 1 Colégio Técnico, 1 Planejamento Geral da Universidade. Implementar o conceito de priorização trouxe planejamentos mais objetivos e exequíveis. A Avaliação Institucional aprimorou o diagnóstico das áreas. A aplicação de Indicadores e Metas facilitou às áreas atingirem seus Objetivos  Estratégicos. Conclusão: Esta metodologia favorece a gestão estratégica da Universidade e de suas Unidades e Órgãos com a priorização de ações organizadas e a redução drástica de esforços desnecessários.

https://doi.org/10.20396/conpuesp.2.2023.4898
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Referências

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Copyright (c) 2023 Myrian Cristina de Freitas Lorenzetti, Émerson José Ferri, Marcelo Phaiffer, Milena Pavan Serafim, Gláucia Beatriz de Freitas Lorenzetti, Teresa Helena Portela Freire de Carvalho (Autor)

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