Desenvolvimento de sistema para inscrição de propostas para o "Programa Professor Especialista Visitante"
Capa do Eixo 1 sobre Administração, Gestão e Liderança
PDF

Palavras-chave

Educação
Universidade
Sistema

Categorias

Como Citar

SEVILLANO, Daniel Cantinelli; ORTENSI, Marcela Santander; MISSIO, Ana Paula Morasco; MAGOGA, Ketilin dos Reis; SILVA, Ronei Xavier da; SILVA, Ivania do Carmo. Desenvolvimento de sistema para inscrição de propostas para o "Programa Professor Especialista Visitante". Congresso dos Profissionais das Universidades Estaduais de São Paulo, Campinas, SP, n. 2, p. e023090, 2023. DOI: 10.20396/conpuesp.2.2023.4896. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/conpuesp/article/view/4896. Acesso em: 22 maio. 2024.

Resumo

Introdução: A Pró-Reitoria de Graduação solicitou à equipe da Coordenadoria Geral da Universidade a criação de uma plataforma informatizada que possibilitasse o envio de propostas para o Programa Professor Especialista Visitante. As equipes dos órgãos estabeleceram as etapas necessárias e o fluxo de processos para que a plataforma pudesse tornar mais ágil a submissão das propostas e a análise por parte da comissão de seleção. Objetivo: Estabelecer fluxo otimizado para que os coordenadores de graduação, pudessem encaminhar as propostas relacionadas a seus cursos. O sistema foi criado para que todas as etapas estivessem em uma mesma plataforma, acessada por todos as atores envolvidos: coordenadores de graduação, servidores administrativos da PRG e comissão de seleção. Uma etapa importante contemplou o procedimento após a estadia do professor visitante, pois a plataforma possibilita que os coordenadores submetam, conforme cronograma, o relatório de atividades dos participantes, para análise da comissão responsável. Metodologia: Foi feito um desenho do fluxo de ações necessárias para que a plataforma estivesse de acordo com as etapas do Projeto: abertura do edital, submissão da inscrição, análise dos projetos e posterior envio dos relatórios. A PRG encaminhou à CGU esse desenho, com explicações sobre cada etapa e quais ações deveriam ser tomadas por cada um dos atores envolvidos. Resultados: Acesso a todas as etapas do processo através de um único sistema, com ações bem definidas para cada ator envolvido. Conclusão: O desenvolvimento da plataforma trouxe economia de tempo e recursos aos coordenadores de graduação, à PRG e à comissão de seleção.

https://doi.org/10.20396/conpuesp.2.2023.4896
PDF

Referências

SITE da Coordenadoria Geral da Universidade. Disponível em www.cgu.unicamp.br. Acesso em 21 de setembro de 2023.

SITE da Pró-Reitoria de Graduação. Disponível em: www.prg.unicamp.br. Acesso em: 21 de setembro de 2023.

SITE do Sistema Solicita. Disponível em https://solicita.dados.unicamp.br/. Acesso em 21 de setembro de 2023.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Daniel Cantinelli Sevillano, Marcela Santander Ortensi, Ana Paula Morasco Missio, Ketilin dos Reis Magoga, Ronei Xavier da Silva, Ivania do Carmo Silva (Autor)

Downloads

Não há dados estatísticos.