Adoção da Cultura Ágil no desenvolvimento de sistemas da Unesp
Capa do Eixo 1, sobre Administração, Gestão e Liderança
PDF

Palavras-chave

Cultura ágil
Metodologia SCRUM
Melhoria contínua
Otimização de processos

Categorias

Como Citar

NOLETO, Icaro Luís dos Santos. Adoção da Cultura Ágil no desenvolvimento de sistemas da Unesp. Congresso dos Profissionais das Universidades Estaduais de São Paulo, Campinas, SP, n. 2, p. e023196, 2023. DOI: 10.20396/conpuesp.2.2023.4894. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/conpuesp/article/view/4894. Acesso em: 19 maio. 2024.

Resumo

Introdução: A cultura ágil, aplicada à gerência e desenvolvimento de softwares, visa otimizar o tempo de entrega, aumentando a eficiência. A introduzimos no desenvolvimento do Sistema de Extensão Universitária e Cultura (SisProec) através de adaptação do método SCRUM. O SCRUM define os papéis dos envolvidos estabelecendo um processo ágil de planejamento, execução, entrega/revisão e controle/melhoria. 

Objetivo: Aumentar a eficiência e qualidade do SisProec para melhorar a gestão da extensão e cultura na UNESP. 

Metodologia: Após consultas à equipe e à gerência, introduzimos: o SCRUM; uma nova classificação de prioridades das tarefas e estabelecemos um cronograma de curto e médio prazo. Realizamos algumas adaptações do SCRUM e melhoramos alguns de nossos processos que impactavam no desempenho da equipe, como a adição de fluxo para entrega de correções, a medição de qualidade e a melhoria da esteira CI/CD (integração contínua e entrega contínua). 

Resultados: Os resultados foram perceptíveis: maior foco nas tarefas, melhor compreensão das prioridades, atenção à qualidade do trabalho, melhor comunicação interna, resolução ágil de questões e aprimoramento na comunicação com a área cliente. 

Conclusão: O SisProec tem recebido elogios e sugestões de melhoria. A equipe obteve feedbacks positivos da área cliente (Pró-reitoria de Extensão Universitária e Cultura) e da Coordenadoria da Tecnologia da Informação. A cultura ágil nos ajudou com a priorização e assertividade das entregas, com a introdução da melhoria contínua e de métricas de qualidade, tornando-se fundamental para a otimização e evolução do trabalho. Como somos o projeto piloto nesta cultura, ainda há aprimoramentos a serem feitos. 

https://doi.org/10.20396/conpuesp.2.2023.4894
PDF

Referências

OLÍVIA BALDISSERA (Curitiba). Pontifícia Universidade Católica do Paraná. O que você pode aprender com Jeff Sutherland, um dos inventores do Scrum. 2022. Disponível em: https://posdigital.pucpr.br/blog/jeff-sutherland. Acesso em: 15 set. 2023

CAROLINE MAFFEZZOLLI (Brasil). Great Place To Work. Qual é a importância da cultura ágil em momentos de transformação digital? 2023. Disponível em: https://gptw.com.br/conteudo/artigos/cultura-agil/. Acesso em: 15 set. 2023.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Icaro Luís dos Santos Noleto (Autor)

Downloads

Não há dados estatísticos.