Democratizando a Internacionalização e a Pesquisa para discentes da FCHS
Capa do Eixo 2 sobre Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação
PDF

Palavras-chave

Internacionalizar
Pesquisar
Intercâmbio
Democratizar
Orientar

Categorias

Como Citar

OLIVEIRA, Ana Paula Svirbul de; BESSA, Adriana Sivieri Araujo. Democratizando a Internacionalização e a Pesquisa para discentes da FCHS. Congresso dos Profissionais das Universidades Estaduais de São Paulo, Campinas, SP, n. 2, p. e023075, 2023. DOI: 10.20396/conpuesp.2.2023.4892. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/conpuesp/article/view/4892. Acesso em: 20 maio. 2024.

Resumo

Introdução: A UNESP, por meio de ações estratégicas, vem buscando fortalecer ações afirmativas junto à comunidade acadêmica discente, com um maior enfoque na internacionalização e na pesquisa. De modo que a FCHS da UNESP se envolveu nesta missão, com o conhecimento do Comitê Local de Internacionalização e do Escritório de Apoio Pesquisa. Objetivo: Realizar ações que democratizem as ofertas de internacionalização e pesquisa aos discentes ampliando suas competências e maior qualificação frente ao mundo globalizado. Metodologia: Apresentação do CLI e o EAP na Recepção dos Calouros; consulta à comunidade de graduação, por meio de forms; “Minutos de Fala”, conversa do CLI e o EAP nas salas de aula de graduação, convidando os alunos  mais informações sobre a internacionalização e a pesquisa. Evento “Internacionalização e a Pesquisa na FCHS - experiências e possibilidades; análise dos dados das respostas dos discentes de graduação, ao  forms; produção de vídeos das experiências de internacionalização e pesquisa de discentes no Youtube. Resultados: Aumentou o interesse e mais acesso a internacionalização e a pesquisa, com a melhoria na qualidade e quantidade de bolsas de pesquisa de iniciação científica e de intercâmbios. Conclusão: Alcançamos maior difusão da internacionalização e da pesquisa aos discentes, de modo que usufruem mais das oportunidades oferecidas, contribuímos para a formação de graduandos aptos a lidar com questões complexas, tornando-se cidadãos conscientes do seu papel tanto regional, nacional e mundial.

https://doi.org/10.20396/conpuesp.2.2023.4892
PDF

Referências

Internationalization Strategic Plan 2018 – 2021 UNESP Moving forward throughout excellence.

KNIGHT, Jane; DE WIT, Hans. Internationalization of higher education: past and future. International Higher Education,n. 95, 2018.

Capítulo 1 - Internacionalização e pesquisa colaborativa – Revista “FAPESP 60 anos: A Ciência no Desenvolvimento Nacional”,2022.

GIL, Antonio Carlos et al. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002. MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Métodos científicos. ___.Metodologia científica, v. 5, 2008.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Ana Paula Svirbul de Oliveira, Adriana Sivieri Araujo Bessa (Autor)

Downloads

Não há dados estatísticos.