Atividades realizadas como mobilizador local da Faculdade de Ciências Agrárias e Tecnológicas
Capa do Eixo 5 sobre Saúde e Qualidade de Vida
PDF

Palavras-chave

Qualidade de Vida
Melhora da saúde mental
Atividade física

Categorias

Como Citar

NUNES, Renato de Souza; SILVA, André Galdino da. Atividades realizadas como mobilizador local da Faculdade de Ciências Agrárias e Tecnológicas: incentivar a realização de práticas esportivas aos segmentos da Unidade (discentes, docentes e técnico-administrativos). Congresso dos Profissionais das Universidades Estaduais de São Paulo, Campinas, SP, n. 2, p. e023082, 2023. DOI: 10.20396/conpuesp.2.2023.4888. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/conpuesp/article/view/4888. Acesso em: 19 maio. 2024.

Dados de financiamento

Resumo

Introdução: O intuito do trabalho como mobilizador do NUMIS é de proporcionar a comunidade, por meio da atividade física, incentivo para a diminuição do sedentarismo, propiciando uma melhor qualidade de vida. Objetivo: Fomentar e incentivar a prática de atividades físicas e esportivas na FCAT para os segmentos universitários, além da interação entre a comunidade externa e o ambiente universitário através do esporte. Metodologia: A metodologia aplicada foi por meio dos recursos do Edital Unesp Presente, na qual teve-se a oportunidade de realizar a Corrida e Caminhada e buscar alternativas para o incentivo as atividades físicas na FCAT. Com isso, os segmentos da Unidade foram consultados a fim de verificar quais atividades iam ao encontro do anseio da grande maioria, adequadas a rotina de trabalho e estudos de todos. Resultados: Por meio dos recursos disponibilizados, foi possível fomentar a contratação de técnicos esportivos para treinamento de várias modalidades esportivas aos alunos, e compra de materiais esportivos. Para os servidores foram oferecidas aulas de alongamento e relaxamento, treinamento de voleibol e futsal. Foram realizadas duas edições da corrida e caminhada, com mais de 500 atletas em cada edição e, como ação social, foram arrecadados litros de leite para doação a Prefeitura Municipal. Conclusão: Com as atividades implementadas espera-se da comunidade interna mais consciência da importância da realização de atividades físicas regularmente, trazendo melhoras em sua saúde física e mental, aumentando sua autoestima e qualidade de vida e, consequentemente, a Universidade tenha pessoas com mais energia e disposição para a realização das atividades.

https://doi.org/10.20396/conpuesp.2.2023.4888
PDF

Referências

ALMEIDA, M.; B. A.; GUTIERREZ, G. L.; MARQUES, R. Qualidade de vida: definição, conceitos e interfaces com outras áreas de pesquisa. São Paulo: Edições Each, 2012.

BARCAUI, A.; LIMONGI-FRANÇA, A. C. Estresse, enfrentamento e qualidade de vida: um estudo sobre gerentes brasileiros. RAC- Revista de Administração Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 18, n. 5, p. 670-694, 2014.

CARMO, E. C. Efeito da economia de corrida sobre a estratégia de prova utilizada durante uma corrida de 10 km. 2014. 102 f. Tese (Doutorado em Ciências) - Escola de Educação Física e Esporte, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.

SANTOS, A. L. P.; SIMÕES, A. C. Educação física e qualidade de vida: reflexões e perspectivas. Saúde Soc. São Paulo, [s.l.], n. 1, p. 181-192, 2012.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Renato de Souza Nunes, André Galdino da Silva (Autor)

Downloads

Não há dados estatísticos.