Resumo
Introdução: O intuito do trabalho como mobilizador do NUMIS é de proporcionar a comunidade, por meio da atividade física, incentivo para a diminuição do sedentarismo, propiciando uma melhor qualidade de vida. Objetivo: Fomentar e incentivar a prática de atividades físicas e esportivas na FCAT para os segmentos universitários, além da interação entre a comunidade externa e o ambiente universitário através do esporte. Metodologia: A metodologia aplicada foi por meio dos recursos do Edital Unesp Presente, na qual teve-se a oportunidade de realizar a Corrida e Caminhada e buscar alternativas para o incentivo as atividades físicas na FCAT. Com isso, os segmentos da Unidade foram consultados a fim de verificar quais atividades iam ao encontro do anseio da grande maioria, adequadas a rotina de trabalho e estudos de todos. Resultados: Por meio dos recursos disponibilizados, foi possível fomentar a contratação de técnicos esportivos para treinamento de várias modalidades esportivas aos alunos, e compra de materiais esportivos. Para os servidores foram oferecidas aulas de alongamento e relaxamento, treinamento de voleibol e futsal. Foram realizadas duas edições da corrida e caminhada, com mais de 500 atletas em cada edição e, como ação social, foram arrecadados litros de leite para doação a Prefeitura Municipal. Conclusão: Com as atividades implementadas espera-se da comunidade interna mais consciência da importância da realização de atividades físicas regularmente, trazendo melhoras em sua saúde física e mental, aumentando sua autoestima e qualidade de vida e, consequentemente, a Universidade tenha pessoas com mais energia e disposição para a realização das atividades.
Referências
ALMEIDA, M.; B. A.; GUTIERREZ, G. L.; MARQUES, R. Qualidade de vida: definição, conceitos e interfaces com outras áreas de pesquisa. São Paulo: Edições Each, 2012.
BARCAUI, A.; LIMONGI-FRANÇA, A. C. Estresse, enfrentamento e qualidade de vida: um estudo sobre gerentes brasileiros. RAC- Revista de Administração Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 18, n. 5, p. 670-694, 2014.
CARMO, E. C. Efeito da economia de corrida sobre a estratégia de prova utilizada durante uma corrida de 10 km. 2014. 102 f. Tese (Doutorado em Ciências) - Escola de Educação Física e Esporte, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.
SANTOS, A. L. P.; SIMÕES, A. C. Educação física e qualidade de vida: reflexões e perspectivas. Saúde Soc. São Paulo, [s.l.], n. 1, p. 181-192, 2012.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2023 Renato de Souza Nunes, André Galdino da Silva (Autor)