Sistema de acesso remoto seguro ao parque computacional da UNICAMP
Capa do Eixo 2, sobre Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação
PDF

Palavras-chave

Acesso remoto
Guacamole
Covid-19
Gateway

Categorias

Como Citar

GODOY, Henri Alves de; SARDENHA, Mariana Luz Goes. Sistema de acesso remoto seguro ao parque computacional da UNICAMP. Congresso dos Profissionais das Universidades Estaduais de São Paulo, Campinas, SP, n. 2, p. e023073, 2023. DOI: 10.20396/conpuesp.2.2023.4884. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/conpuesp/article/view/4884. Acesso em: 22 maio. 2024.

Resumo

Introdução: A necessidade de acesso remoto a equipamentos nos laboratórios de pesquisa e de informática, acesso aos computadores administrativos e sistemas internos da Unicamp exigiu de todos os profissionais de TI uma corrida por soluções que envolva um acesso de remoto de forma segura, fácil para o usuário e que demonstre um bom desempenho no acesso de um grande conjunto de dispositivos computacionais de maneira orquestrada. Objetivo: Encontrar uma alternativa segura para atender a demanda de acesso remoto que contemplasse o uso de um sistema para acesso rápido e confiável, pois a maioria dos servidores estava em casa na época e precisavam acessar os arquivos e utilizar os sistemas instalados em suas estações de trabalho. Metodologia: O sistema foi desenvolvido com software livre Apache Guacamole instalado em um servidor Linux Oracle integrado a base de dados dos usuários locais da Universidade. Resultado: O sistema facilitou o gerenciamento das conexões remotas em vez de ter todo o trabalho manual de configurar túneis ou instalações de softwares proprietários nos equipamentos dos usuários e liberações de portas de conexões nos firewalls, resolvendo um problema frequente no qual exigia do profissional de TI um conhecimento técnico adequado para a configuração. Conclusão: O sistema desenvolvido demonstrou ser uma alternativa viável de acesso remoto a estações de trabalhos, sistemas e servidores, sem custos para a Universidade, podendo ser acessado inclusive por dispositivos como tablets e smartphones, por meio de um navegador, sem a instalação de aplicativos ou plug-ins.

https://doi.org/10.20396/conpuesp.2.2023.4884
PDF

Referências

ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE. Histórico da pandemia de COVID-19. 2023. Disponível em: https://www.paho.org/pt/covid19/historico-da-pandemia-covid-19. Acesso em: 13 set. 2023.

Faculdades de Ciências Aplicadas. FCA/UNICAMP. 2023. Disponível em: https://www.fca.unicamp.br. Acesso em: 13 set. 2023.

THE APACHE SOFTWARE FOUNDATION. Apache Guacamole. 2023. Disponível em: https://guacamole.apache.org/. Acesso em: 13 set. 2023.

Oracle Linux. Sistema Operacional Linux. 2023. Disponível em: https://www.oracle.com/br/linux/. Acesso em: 13 set. 2023.

Microsoft. Active Directory. 2023. Disponível em: https://learn.microsoft.com/pt-br/troubleshoot/windows-server/identity/active-directory-overview. Acesso em: 13 set. 2023.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Henri Alves de Godoy, Mariana Luz Goes Sardenha (Autor)

Downloads

Não há dados estatísticos.